Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Educação Tutorial (PET) realiza seleção de bolsistas para grupo Conexões e Saberes – Saneamento Ambiental

publicado: 09/09/2020 15h57 última modificação: 09/09/2020 15h57
Gersica Brito

O grupo Conexões e Saberes – Saneamento Ambiental do Programa de Educação Tutorial (PET), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para a seleção de estudantes. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. Há 12 vagas disponibilizadas, das quais 6 para bolsistas e 6 para não bolsistas, além de formação de cadastro reserva. As inscrições podem ser realizadas através do Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) até o dia 1º de outubro.

Os interessados em participar devem, entre outros requisitos, estar regularmente matriculados nos cursos de graduação da Univasf vinculados ao PET e possuir disponibilidade de 20h semanais para as atividades. As vagas disponíveis serão distribuídas de acordo com o curso, sendo quatro vagas remuneradas para discentes de Engenharia Agrícola e Ambiental ou Engenharia Civil; uma vaga remunerada para Ciências Biológicas; uma vaga remunerada para Engenharia de Produção ou Engenharia da Computação; seis vagas não remuneradas para Engenharia Agrícola e Ambiental ou Engenharia Civil.

No ato da inscrição os estudantes devem anexar em formato PDF os seguintes arquivos: requerimento de inscrição, presente no Anexo I do Edital Nº 24/2020; Comprovante de matrícula do semestre 2020.1; Histórico escolar atualizado, obtido no Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (SIG@), exceto para estudantes do 1º período, que devem substituir pelo comprovante de resultado no ENEM; Carta de Intenção, com máximo de uma página, em fonte Arial, tamanho 12, escrita conforme o modelo no Anexo II; Termo de Disponibilidade de Tempo, preenchido conforme modelo no Anexo III.

Os estudantes desenvolverão atividades de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de tratamento de água, efluentes, resíduos sólidos e energia alternativa. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental Miriam Cleide Cavalcante de Amorim é a tutora do grupo e responsável pelo processo. Ele será realizado em três etapas, a análise de documentos anexados na inscrição, uma entrevista online e análise da carta de intenção. As entrevistas serão realizadas entre os dias 4 e 7 de outubro e seus horários serão divulgados no site do PET e no Sistema PS. Os selecionados como bolsistas receberão o valor mensal de R$ 400,00, que deverá ser pago diretamente numa conta aberta exclusivamente para este fim. O início das ações será logo após a apresentação dos selecionados à tutora.

Mais informações sobre o Grupo PET Conexões e Saberes – Saneamento Ambiental e suas atividades estão disponíveis no site do projeto. O Grupo também conta com Linkedin e Instagram para divulgação das suas ações.

Cronograma:

Inscrições – até 1º de outubro de 2020

Divulgação da relação de inscritos – 2 de outubro de 2020

Realização da entrevista – 4 a 7 de outubro de 2020

Publicação da classificação parcial dos estudantes – 8 de outubro de 2020

Prazo para envio de recursos com relação à classificação parcial – 9 a 10 de outubro de 2020

Publicação da classificação final dos estudantes – 13 de outubro de 2020

Apresentação dos bolsistas ao tutor do grupo PET – 15 de outubro de 2020