Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Early Stage realiza capacitação e mentoria para validação de negócios inovadores

publicado: 06/10/2023 12h14 última modificação: 06/10/2023 12h15

O Lócus de Inovação para o Setor de Comércio e Serviços no Sertão do São Francisco (Innovation Labs) e o Lócus Vitis Habitat, ambos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Petrolina), estão com inscrições abertas para o programa Early Stage. A iniciativa visa uma imersão de conteúdos para validação de negócios inovadores, com a realização de workshops e mentorias no período de 16 de outubro a 27 de novembro. Podem participar estudantes, docentes e técnicos de cursos de graduação ou pós-graduação de qualquer área do conhecimento, que queiram transformar seus projetos de pesquisa num modelo de negócio validado ou tenham uma ideia de negócio tradicional e queiram inserir uma base tecnológica. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro ou até completar o número de 20 startups inscritas.

Para se inscrever é necessário preencher um formulário on-line. Será aceita apenas uma inscrição por grupo. Os workshops serão realizados presencialmente e as mentorias acontecerão no formato on-line, via Google Meet. Os workshops têm como objetivo compartilhar informações, conteúdos técnicos e teóricos sobre temas relevantes para o desenvolvimento de projetos, além de aplicar ferramentas para colocar em prática o conhecimento adquirido. As mentorias visam orientar as equipes no desenvolvimento dos temas abordados.  Todas as equipes terão direito a uma carga horária de 32 horas. Mais informações estão disponíveis no Manual do Participante.

O coordenador do Lócus Vitis Habitat e professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf, Daniel Costa, ressalta que iniciativas como esta podem estimular a inovação e o empreendedorismo e beneficiar o desenvolvimento regional. “A capacitação irá incentivar que projetos de extensão, pesquisa e iniciativas individuais e coletivas da comunidade acadêmica ganhem corpo, através da cultura de inovação e empreendedorismo. Isto gera um efeito multiplicador, impactando assim a economia regional com a geração de renda e riquezas para a região do Vale do São Francisco”, afirma.

O Early Stage é realizado em parceria entre Univasf, Sebrae Petrolina, Inova Petrolina, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e Isa Incubadora do Semiárido, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Soluções Biológicas e Naturais na Agricultura (Bionor) e Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.