Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Escola Verde debaterá o tema “Cidades Inteligentes” no 1º Webinar Conversa de Futuro

publicado: 29/03/2021 16h35 última modificação: 29/03/2021 16h35
Layla Shasta

O Programa Escola Verde (PEV), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univaf), realizará o 1º Webinar Conversa de Futuro para discutir o tema “Cidades Inteligentes: potencialidades para otimização de recursos naturais e humanos”. O seminário on-line acontecerá no dia 9 de abril, das 14h às 17h, e visa dialogar sobre os principais problemas da convivência nas áreas urbanas e as perspectivas de soluções tecnológicas e socioambientais para estes desafios. A transmissão do evento será por meio do canal do PEV no Youtube. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 8 de abril.

As inscrições podem ser feitas via formulário on-line. Os interessados em receber certificação devem realizar inscrição e assinar uma lista de presença, disponível durante a transmissão. Para discutir sobre Cidades Inteligentes, o webinar será dividido em três momentos, que irão dialogar sobre os subtemas: “Internet of things (ioT), realidade virtual e cidade inteligente: o que é isso?”, com condução do professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Deusany de Carvalho; “Realidade Virtual e aumentada: caminhos para uma administração pública eficiente e uma cidade melhorada”, ministrada pelo diretor técnico da Aerometrics Tecnologia, Charles Stempniak; e “Cidades do futuro: problemas do passado: o desperdício ocasionado por imóveis ociosos”, com  o professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf João Felipe Brito.

De acordo com o coordenador do PEV e professor do Colegiado de Ciências Sociais Paulo Ramos, a expectativa é de que, além desta primeira edição, o webinar seja realizado uma vez a cada semestre, com temas variados relacionados às problemáticas das cidades. Segundo o docente, promover diálogos sobre essas questões com a comunidade é uma importante estratégia para a produção de soluções para os problemas urbanos. “É fundamental envolver a comunidade em debates como esses e nos processos de transformação, pois as soluções são sempre colaborativas e dependem do engajamento e cooperação de vários atores sociais simultaneamente”, afirma.

Criado há 10 anos, o Programa Escola Verde (PEV) tem o objetivo de promover a Educação Ambiental (EA) nas escolas e entre a comunidade, realizando ações como seminários temáticos interdisciplinares e oficinas, visando parte da capacitação dos professores para a promoção da EA nas atividades educativas cotidianas; implantação de Coleta Seletiva de lixo; arborização das escolas; e estímulo na institucionalização da Educação Ambiental, como prática pedagógica interdisciplinar.