Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Escola Verde lança revista para divulgação de trabalhos com temáticas socioambientais e de sustentabilidade

publicado: 13/10/2021 12h45 última modificação: 13/10/2021 12h45
Renata Freitas

A Revista Verde (RV) é a mais nova revista científica interdisciplinar da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A publicação é uma iniciativa do Programa Escola Verde (PEV) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar (CNPq), que visa contribuir para a divulgação científica de pesquisas e experiências, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas às problemáticas socioambientais e de sustentabilidade. A primeira edição está com submissões abertas até 15 de dezembro e tem lançamento previsto para fevereiro de 2022. Também está aberto o cadastro de avaliadores interessados em integrar o Conselho de Avaliadores Ad hoc da publicação.

Esse primeiro número da Revista Verde terá como tema central “Pandemia & Meio Ambiente”. As edições serão semestrais e temáticas, a fim de possibilitar abordagens variadas de áreas distintas do conhecimento sobre um mesmo tema. Os autores interessados podem submeter textos nas modalidades artigo científico, nota científica, resenha, entrevista, relato de experiência, ensaio teórico, revisão bibliográfica e tradução de obra inédita no Brasil. As normas de submissão estão disponíveis no site do periódico.

O lançamento da nova publicação irá marcar os 10 anos do PEV, , cujas atividades tiveram início em 2012. De acordo com o diretor executivo da Revista Verde, Paulo Ramos, diversos outros fatores também contribuíram para a criação da revista. “O interesse em contribuir com a divulgação científica de experiências semelhantes à do PEV, a carência de periódico científico interdisciplinar sobre temas socioambientais e de sustentabilidade no Brasil e no mundo; a experiência de publicação e eventos dos professores e estudantes do Projeto e em homenagem aos 10 anos de Projeto Escola Verde”, afirma Ramos.

Cadastro de Avaliadores - Para se cadastrar, o interessado deve possuir, no mínimo, o título de mestre, estar vinculado a alguma instituição, se inteirar e concordar com as Diretrizes dos Avaliadores e preencher o cadastro no site da Revista Verde. O cadastro será avaliado pelos Editores-Chefes e Conselho Editorial da publicação. Mais informações sobre o periódico estão disponíveis no site.