Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Residência Pedagógica promove seminário sobre formação de professores de Geografia no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 16/04/2024 12h06 última modificação: 16/04/2024 12h06

O Colegiado de Geografia (CGeo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza no dia 26 de abril o Seminário “A Residência Pedagógica na Formação das Professoras e dos Professores de Geografia - Entre Vivências e Experiências”. O evento, que ocorrerá a partir de 19h, no auditório do Campus Senhor do Bonfim, tem como objetivo divulgar as vivências, experiências e contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Geografia da Univasf. O evento é aberto à toda comunidade acadêmica e externa e para participar é necessário realizar inscrição prévia.

As inscrições podem feitas até o dia do Seminário, são gratuitas e devem ser realizadas através do site do evento. Haverá emissão de certificado para os participantes. A programação do Seminário contará com uma mesa temática, com o intuito de relatar as vivências e experiências no Programa de Formação Docente Residência Pedagógica na consolidação da prática das professoras e professores de Geografia.

O evento terá a participação do coordenador institucional do PRP Univasf, o docente do CGeo Pedro Nóbrega; do coordenador do PRP Geografia, Sirius Souza, de estudantes bolsistas; e dos professores preceptores do Programa Geisa Luiza, do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado; Arthur Fraga, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Hilda Monteiro Menezes; e Normilza Moura, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhaes.

“O Seminário será uma oportunidade para que os estudantes e professores compartilhem experiências e conhecimentos, promovendo o enriquecimento mútuo e o aprendizado colaborativo”. É o que afirma coordenador do PRP Geografia e docente do CGeo, Sirius Souza. Além disso, para o docente, o evento irá permitir discutir desafios e boas práticas relacionadas à docência, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de ensino e aprendizagem e servindo como inspiração para inovações e melhorias no currículo e na metodologia de ensino da Geografia.

Souza ainda ressalta que para além da troca de ideias e a reflexão conjunta sobre questões pedagógicas específicas da Geografia, o evento é uma oportunidade de fortalecimento dos laços entre a Univasf e a comunidade externa. “A participação da comunidade acadêmica em um seminário desse tipo fortalece os laços entre a Universidade e as escolas públicas da região, promovendo uma integração mais efetiva entre teoria e prática e preparando melhor os futuros professores para os desafios da profissão”, conclui.