Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf realiza catalogação de construções históricas de Juazeiro (BA)

publicado: 18/10/2023 15h42 última modificação: 18/10/2023 15h43

A catedral de Nossa Senhora das Grotas está entre as construções catalogadas. Fotos: João Pedro Reges

Catedral de Nossa Senhora das Grotas, antiga Estação Ferroviária de Piranga, aqueduto do antigo Horto Florestal e Coreto à Praça da Misericórdia. Estas são algumas das edificações antigas de Juazeiro (BA) catalogadas pelo projeto “Estudo e Catalogação dos Métodos Construtivos de Edificações Históricas de Juazeiro-BA”, do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A pesquisa, que ao todo catalogou 30 construções históricas da região central da cidade baiana, reuniu em uma página on-line informações sobre essas edificações, com o objetivo de preservar a memória juazeirense por meio de imagens e detalhes sobre os materiais construtivos das obras.

A catalogação está disponível na página do Núcleo de Pesquisas em Estruturas e Construção Civil (Nupecc) da Univasf. A disponibilidade das imagens foi feita de acordo com a imponência da construção, priorizando edificações com maior exuberância e conservação. A pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2022 a agosto de 2023, pelo estudante do curso de Engenharia Civil João Pedro Reges, orientado pela professora do Colegiado de Engenharia Civil Nailde de Amorim Coelho.

O projeto visou identificar, estudar e catalogar edificações antigas de Juazeiro e disponibilizar essas informações virtualmente. “A cidade possui construções belíssimas, algumas tombadas, as quais não tinham uma ampla divulgação, sendo difícil de obter informações ou até mesmo conhecer essas edificações. A pesquisa surgiu com o intuito de suprir essa necessidade e fazer a catalogação numa página da internet”, explica a orientadora do trabalho.

Reges fez a catalogação das construções, realizou os registros fotográficos e elaborou o site, no qual as informações estão disponíveis. O estudante conta que encontrou dificuldades no início da pesquisa, mas o trabalho permitiu seu enriquecimento acadêmico. “Para a continuação do projeto havia a necessidade do entendimento de conhecimentos técnicos de Engenharia Civil e, por estar no início do curso, não possuía essa base. Mas isto foi resolvido com a leitura e estudo do referencial bibliográfico. A catalogação junto com os registros fotográficos me ensinaram a construir um memorial e entender que as informações históricas são importantes para toda e qualquer sociedade”, afirma o discente.

A professora Nailde também ressalta a importância do trabalho para a preservação da memória regional. “Este trabalho contribui para a comunidade juazeirense resgatando imagens, cores e informações sobre as construções antigas, mantendo registradas suas imagens e informações, preservando, assim, as memórias construtivas da região, pois mesmo que surjam modificações nessas estruturas, a catalogação será mantida”, diz.