Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Salgueiro da Univasf conquista 1º lugar em prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco

publicado: 01/03/2023 11h18 última modificação: 01/03/2023 11h18
Renata Freitas

Imagem de maquete eletrônica de um prédio de três pavimentos, com linhas modernas, paredes na cor cinza e grandes cobogós, áreas amplas de varandas nas duas laterais do primeiro andar com parapeitos de vidro. O paisagismo é composto por grama no entorno, um canteiro com mudas de flores na entrada do prédio e palmeiras de diferentes alturas na lateral direita. Bloco acadêmico, que terá salas de aula, colegiados acadêmicos e laboratórios.

O projeto do campus definitivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Salgueiro foi premiado com a primeira colocação no concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) 2022. O trabalho “Requalificação do Antigo Pátio da RFFSA para Implantação do Campus da Univasf em Salgueiro/PE” conquistou o prêmio na categoria Patrimônio, modalidade Profissional.

Os autores são os arquitetos e urbanistas Fernando Augusto Kursancew e Sérgio Motta, servidores da Univasf, Elaine de Freitas Borges da Silva e Edivaldo Gonçalves, que integram a equipe da MF&L Construtora, empresa responsável pela elaboração do projeto executivo. O trabalho, disponível neste link, visa preservar o acervo da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) existente no terreno onde o campus será implantado e que é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), dar novo uso e valorizar o conjunto arquitetônico, ambiental e os aspectos históricos ligados à expansão da ferrovia em território pernambucano.

Para o arquiteto da Univasf Fernando Kursancew, o reconhecimento ao projeto do Campus Salgueiro se deve às características do terreno e do patrimônio cultural que ele abriga, aos cuidados com o tratamento ambiental adotados para a área e sua utilização para fins educacionais e comunitários. “Além de trazer visibilidade para a consolidação da Univasf na região de Salgueiro, o prêmio valoriza um projeto arquitetônico e urbanístico inovador desenvolvido pela própria Instituição, que não replica outras soluções já utilizadas pela Universidade, como aconteceu em outros momentos. A qualidade desse projeto foi reconhecida pelo CAU/PE”, ressalta.

Imagem de maquete eletrônica que mostra parte interna de prédio em formato de V, com dois pavimentos e grandes cobogós na lateral esquerda e no centro. À direita, há uma rampa extensa e coberta, com um passeio na parte superior. Tem grama e plantas no entorno. Neste bloco, funcionarão biblioteca, refeitório e auditório, além de áreas sombreadas para convivência.

Ele destaca que o projeto arquitetônico conta com diversas ações para valorizar o patrimônio, que inclui duas edificações e o trilho que era utilizado pela RFFSA para transporte de passageiros e carga. “Houve uma preocupação, desde o início, com o tratamento ambiental da área. Em parceria com a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) foi feita a remoção de contribuições clandestinas de esgoto que atingiam o terreno, garantindo a saúde ambiental da área”, informa Kursancew.

Por meio do concurso, o CAU/PE premiou profissionais, estudantes e docentes em 2022, em diversas áreas, destinando mais de R$ 100 mil em premiações. Os autores receberam o prêmio no final de dezembro de 2022. A relação completa de premiados está disponível no site da entidade.