Notícias
Seleção para mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Univasf oferta 36 vagas para ingresso em 2026.2
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ao todo, são ofertadas 36 vagas para ingresso no período letivo 2026.2. A seleção é destinada a candidatos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou declaração de conclusão de curso emitida por instituição reconhecida, comprovando a colação de grau ou a conclusão da graduação até a data da pré-matrícula. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho.
As inscrições devem ser realizadas no site do PPGDiDeS, na seção “Seleção 2026”. A taxa de inscrição é de R$ 250,00. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa até esta sexta-feira (22). A documentação necessária para inscrição está descrita no Edital Nº 08/2026.
Do total de vagas ofertadas, 21 são destinadas à ampla concorrência, 13 são reservadas para ações afirmativas voltadas a pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além de duas vagas reservadas para servidores técnico-administrativos em educação da Univasf. As vagas estão distribuídas entre as linhas de pesquisa “Organizações e Sociedade” e “Gestão, Inovação e Empreendedorismo”, conforme a disponibilidade de orientação dos docentes do programa.
O processo seletivo será composto por três etapas: análise da proposta de trabalho, defesa pública da proposta e análise de currículo. As duas primeiras etapas têm caráter eliminatório e classificatório, enquanto a análise de currículo será apenas classificatória. As propostas de trabalho deverão apresentar caráter interdisciplinar, em consonância com a área de concentração do programa.
A defesa da proposta de trabalho será realizada de forma remota, por meio de videoconferência. Os candidatos deverão escolher, no ato da inscrição, um docente orientador vinculado ao programa, conforme relação disponível no edital.
O resultado preliminar das inscrições deferidas está previsto para ser divulgado a partir do dia 19 de junho no site do programa. O cronograma completo, a relação de docentes orientadores, o barema de avaliação do currículo e outras informações estão disponíveis no Edital Nº 08/2026, publicado no portal do PPGDiDeS.
Mais informações podem ser obtidas no site do programa: PPGDiDeS Univasf.
