Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Reitor – 18/03 a 22/03/24

Notícias

Semana do Reitor – 18/03 a 22/03/24

publicado: 25/03/2024 16h19 última modificação: 25/03/2024 16h19

Visita ao Conselho Federal de Farmácia

O reitor Telio Nobre Leite visitou a sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), localizada em Brasília (DF), na manhã da terça-feira (19). Na ocasião, o reitor se reuniu com o presidente da entidade, Walter da Silva Jorge João. Acompanharam a vista a professora do Colegiado de Farmácia da Univasf Deuzilane Nunes, que apresentou o histórico, resultados e perspectivas do Programa FarmaLibras, realizado pela Univasf em parceria com o CFF; e o prefeito Universitário João Pedro da Silva Neto.

Reunião na Secretaria de Educação Superior do MEC

Seguindo sua agenda em Brasília, na terça-feira (19), o reitor Telio Leite participou de reunião na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) com o secretário Alexandre Brasil sobre a demanda de criação de um curso de Direito no Campus Serra da Capivara. Estiveram presentes a prefeita de São Raimundo Nonato (PI), Carmelita Castro, o deputado federal Merlong Solano (PT), o deputado estadual Hélio Isaías (PT), os vereadores Rony Samuel e Lucianinho e outras lideranças políticas da cidade piauiense.

Encontro com o presidente do Iphan

Também na terça-feira (19), o reitor Telio Leite realizou um encontro com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e sua equipe técnica para discutir o fortalecimento das parcerias com a Univasf. O prefeito Universitário, o professor João Pedro da Silva Neto, acompanhou o reitor na reunião.

Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes

Na quarta (20) e quinta-feira (21), o reitor Telio Leite participou da 198ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em Brasília (DF). Na oportunidade, foi realizado o Seminário "Desafios e políticas públicas para as mulheres na Educação Superior e na Ciência & Tecnologia" e foram recebidos representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya, e o consultor federal em educação da Procuradoria-Geral Federal/Advocacia-Geral da União (PGF/AGU), Jezihel Pena Lima.

 

Posse de servidores

Na manhã da quinta-feira (21), a vice-reitora Lucia Marisy, no exercício do cargo de reitora, deu posse aos novos docentes do Colegiado de Geologia Cristiano Marcelo Pereira de Souza e Elver Luiz Mayer. Também estiveram presentes na cerimônia de posse a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kilma Matos, e o pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro.

Lançamento do Fórum de Igualdade Racial de Petrolina

Ainda na quinta-feira, às 19h, a vice-reitora Lucia Marisy, representando o reitor Telio Nobre Leite, participou do lançamento do Fórum de Igualdade Racial de Petrolina. O evento aconteceu na sede da Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria e foi promovido por movimentos sociais antirracistas da cidade, em parceria com o Mandato Coletivo, representado pelo vereador Gilmar Santos (PT). Também esteve presente no lançamento o docente do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Nilton de Almeida.

Lançamento dos cadernos didáticos técnicos do Proágua Rural

A vice-reitora Lucia Marisy participou, na manhã de sexta-feira (22), da cerimônia de lançamento da coletânea de cadernos didáticos técnicos elaborados pelo projeto de extensão Proágua Rural, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O evento, que foi realizado no Campus Ciências Agrárias, contou com a participação do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta; da superintendente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira; e do prefeito de Petrolina, Simão Durando; e dos coordenadores do Proágua Rural na Univasf, professores Anderson Miranda de Souza e Daniel Pifano. O objetivo dos fascículos é servir como instrumento para a capacitação nas comunidades nos eixos de Educação e Participação Social, Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água e Operação e Monitoramento das Soluções e Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água.

Inauguração do Ladesa

Já no período da tarde de sexta-feira (22), a vice-reitora Lucia Marisy participou da inauguração  do Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa), criado em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O novo laboratório, situado no prédio de Colegiados do Campus Sede, em Petrolina (PE), visa apoiar pesquisas de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, gestão ambiental e epidemiologia, entre outras. A inauguração também contou com a presença do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta; da superintendente estadual da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira; do coordenador do convênio com a Funasa, Anderson Armstrong; e do coordenador do Ladesa, Rodrigo Feliciano do Carmo.

Reunião do Conuni

Na sexta-feira (22), a partir das 14h, o reitor Telio Leite presidiu remotamente a reunião ordinária do Conselho Universitário (Conuni). O vídeo da reunião está disponível no canal da TV Caatinga no Youtube. A vice-reitora Lucia Marisy também esteve presente na reunião.

Visita de representantes de países do Corredor Seco Centro-Americano no Espaço Plural

No final da tarde de sexta-feira (22), a vice-reitora Lucia Marisy participou de uma visita de delegações da Guatemala, El Salvador e Honduras, países do Corredor Seco Centro-Americano. O encontro aconteceu no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), e faz parte das ações do projeto de cooperação internacional "Inovação para a redução de riscos agroambientais nos países do Corredor Seco Centro-Americano: Zoneamento Agrícola para Riscos Climáticos (ZARC) e Gestão de Recursos Hídricos", realizado em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A visita é parte das ações de projeto de cooperação entre a FAO e o Brasil. As visitas, que ocorreram em algumas entidades do Vale do São Francisco, objetivaram a troca de experiências sobre novas tecnologias de monitoramento e gestão de recursos hídricos a fim de contribuir para a mitigação dos efeitos das secas nos países do Corredor Seco Centro-Americano.

 

registrado em: