Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário final do projeto Sufica acontece na próxima segunda-feira (12)

Seminário final do projeto Sufica acontece na próxima segunda-feira (12)

publicado: 09/09/2022 11h59 última modificação: 09/09/2022 11h59
Renata Freitas

O seminário acadêmico “Intensificacion Ecológica para Agricultura de Zonas Semiáridas”, que irá marcar o encerramento do projeto Sufica, do qual a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma das instituições participantes, será realizado nesta segunda-feira (12), na Faculdade de Agronomia e Engenharia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, em Santiago. O evento reunirá pesquisadores do Reino Unido, Brasil e Chile, que apresentarão os principais resultados do projeto.

A professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf Vinina Ferreira, que representa o Sufica na Univasf, será uma das palestrantes do seminário. Ela irá falar sobre o tema “Fauna del suelo en predios de uva y mango en la Caatinga” e apresentará alguns dos resultados obtidos durante o estudo. Vinina lembra que o Projeto Sufica é o primeiro acordo de cooperação internacional da Univasf a contar com repasse de recursos internacionais. O projeto teve início em 2018 e está finalizando agora. Segundo a professora, durante o evento também será discutida a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos.

Sufica – O Sustainable Fruit Farming in the Caatinga: managing ecosystem service trade-offs as agriculture intensifies (Sufica) é um consórcio internacional de pesquisadores, que tem como objetivo principal aumentar a competitividade e sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. Liderado pela Universidade de East Anglia (UEA), do Reino Unido, e financiado pela Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) do Chile e pelo Fondo Newton-Picarte, o Sufica conta com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC), além da Univasf. O projeto também envolve a participação de produtores de uva e manga, das Fazendas Labrunier e da empresa exportadora Primafruit.