Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sisu 2022 começa nesta terça-feira (15) com 1.610 vagas para cursos da Univasf

Sisu 2022 começa nesta terça-feira (15) com 1.610 vagas para cursos da Univasf

publicado: 15/02/2022 10h51 última modificação: 15/02/2022 10h51
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibiliza 1.610 vagas no primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada 2022 (Sisu), que começou hoje (15) e prossegue até sexta-feira (18). As vagas são distribuídas nos 29 cursos de graduação presenciais, ofertados nos sete campi da Instituição, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Para se candidatar a um curso da Univasf, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e não pode ter tirado zero na prova de Redação. O edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2022 da Univasf foi lançado ontem (14) com toda a regulamentação, quantitativo de vagas por curso e modalidades de ingresso, documentação necessária, entre outras informações.

Neste primeiro Sisu 2022, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme o Edital Nº 1/2022, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Uma das novidades deste ano é que o curso de Educação Física passou a ser considerado uma área básica de ingresso, possibilitando ao estudante se graduar em Bacharelado ou em Licenciatura. O curso continua com o mesmo número de vagas ofertado em anos anteriores, mas conta como uma única graduação para fins de ingresso.

A outra novidade deste Sisu 2022 é que a Univasf aderiu à ação afirmativa da bonificação regional. Os candidatos que cumprirem os requisitos necessários e optarem pela modalidade de ingresso da Ampla Concorrência contarão com um acréscimo de 10% na nota do Enem no sistema do Sisu. Informações mais detalhadas sobre essa ação afirmativa estão disponíveis no item 6 do Edital Nº 1/2022 e na página da Bonificação Regional, no Portal do Ingresso Discente.

A distribuição das vagas no PS-ICG 2022 da Univasf ocorre de acordo com a Lei Nº 12.711/12, que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para o PS-ICG 2022, conforme consta no edital e na lista abaixo. A distribuição de vagas por curso está disponível no Anexo 1 do edital e no Termo de Adesão ao Sisu 2022.

Os candidatos devem ler atentamente o edital do PS-ICG 2022, observando com cuidado a documentação necessária para a pré-matrícula, que este ano, em virtude da pandemia de Covid-19 acontecerá de forma on-line. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2022 são disponibilizadas no Portal do Ingresso Discente.

De acordo com o calendário do Sisu 2022, as inscrições no sistema prosseguem até sexta-feira (18). A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 22 de fevereiro e a matrícula para o período de 23 de fevereiro a 8 de março. O prazo para o candidato não classificado na chamada regular participar da Lista de Espera será de 22 de fevereiro a 8 de março. O cronograma completo do Sisu 2022 está disponível no site oficial da seleção.

Modalidades de Concorrência na Univasf:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.