Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startup Way Federais Club encerra hoje (2) com apresentação dos cinco finalistas no desafio pós-pandemia de Covid-19

publicado: 02/07/2020 16h55 última modificação: 02/07/2020 16h55
Renata Freitas

Durante o mês de junho, 253 equipes de estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação de Instituições Federais de Ensino de Pernambuco, entre elas a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participaram da maratona de ideação e empreendedorismo Startup Way Federais Club, realizada em parceria com o Sebrae-PE e o Sebraelab. Os participantes se dedicaram a criar estratégias e soluções de enfrentamento para o momento pós-pandemia de Covid-19. Hoje (2), será realizada a solenidade de encerramento, com a apresentação das cinco equipes finalistas. A transmissão acontecerá pelo YouTube, a partir das 17h30.

A abertura do evento contará com a participação dos reitores das instituições de ensino participantes e do superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya. O pró-reitor de Extensão da Univasf, Deranor Gomes de Oliveira, irá representar o reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves, na solenidade. O Startup Way Federais Club é uma iniciativa que reúne estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação da Univasf e das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape), além dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).

O Startup Way teve 1.316 estudantes inscritos, dos quais 152 da Univasf. Os quatro desafios postos aos participantes foram: “Volta às aulas pós-covid”, “Agropecuária pós-Covid”, “Interação com os clientes na venda de produtos e serviços pós-covid” e “Novos modelos de negócios pós-covid”. Ao longo da maratona as equipes participaram de mentorias, debates, palestras e avaliações para a seleção das melhores propostas. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com o apoio de professores mentores. Desenvolveram seus pitchs e chegaram à semifinal, 149 equipes, entre elas três são totalmente formadas por estudantes da Univasf e outras três contam com participantes que são da Instituição e integram equipes formadas por discentes de várias instituições.

Os cinco finalistas irão apresentar suas propostas para uma banca formada por profissionais de diferentes instituições. As apresentações dos pitchs estão previstas para iniciar a partir das 18h30. A premiação envolverá a participação em cursos e a entrega de brindes. Além disso, a melhor equipe poderá participar do processo de incubação ou ganhará pontuação diferenciada, de acordo com o edital das incubadoras das instituições federais. Todas as equipes que concluíram as entregas receberão certificado de 30 horas, referente à participação no Startup Way Federais Club.

A diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Vivianni Marques, que acompanhou de perto todas as etapas do evento, também estará presente à solenidade de encerramento. “O Startup Way Federais Club contribuiu significativamente para o desenvolvimento de ideias a partir dos alunos, cuja maioria manifestou interesse em tocar como futuro negócio”, comenta.

Para Vivianni, que também é coordenadora do Mestrado Profissional em Inovação na Univasf (Profnit) e coordenadora da Regional FORTEC-NE, o evento também propiciou a ampliação das redes de relacionamentos profissionais entre pesquisadores, gestores de NITs e entre alunos com perfil empreendedor do litoral ao sertão de Pernambuco. “É um marco do desenvolvimento tecnológico e inovação no estado”, afirma.