Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startup Way UPE e Federais Club realiza nova maratona de ideação para estudantes e egressos

publicado: 30/03/2022 10h01 última modificação: 30/03/2022 14h19
Renata Freitas

Com o tema “Cybersegurança e Sustentabilidade”, o Startup Way UPE e Federais Club promove a primeira edição deste ano no período de 25 de abril a 11 de maio. O evento, on-line e gratuito, é uma maratona de ideação para estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação e egressos, organizado conjuntamente pelas Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade de Pernambuco (UPE) e dos Institutos Federais do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e de Pernambuco (IFPE) e pelo Sebrae/PE. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 22 de abril.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Startup Way UPE e Federais Club. A inscrição pode ser realizada individualmente ou em equipes com três a seis integrantes. Nesta edição, o desafio propõe aos participantes desenvolver negócios inovadores e escaláveis que apresentem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam resolver os urgentes problemas ambientais, políticos e econômicos enfrentados pelo mundo.

No desafio, os participantes são estimulados a resolver problemas complexos, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão. Eles receberão todas as orientações dos mentores, servidores das instituições envolvidas que já passam por formação sobre diversos assuntos como mentoria, validação de problema, pitch e modelos de negócios. As equipes inscritas deverão realizar todas as entregas previstas no desafio, além de pitches gravados que serão avaliados em etapas como pré-banca e banca.

A programação do evento é composta por palestras, sessões de mentoria e outras atividades. A programação completa será divulgada pelo canal de comunicação oficial dentro do Telegram. As cinco melhores equipes participarão do curso Bootcamp no Sebrae on-line. Todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificados do Sebrae. O regulamento desta edição do Startup Way UPE e Federais Club está disponível no site do evento.

Formação de Mentores – O Sebrae-PE também realizará um curso de formação e reciclagem de professores mentores para o Startup Way UPE e Federais Club 2022. O curso será realizado a partir de 4 de abril, também de forma remota. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia da ação pelo site da formação de mentores. Na programação, há três workshops e uma palestra, ofertados conforme cronograma abaixo. As atividades serão realizadas no horário das 17h às 19h.

Cronograma do Curso de Formação de Mentores:

04/04/2022- Workshop de Validação do Problema

05/04/2022- Workshop de Modelagem de Negócios