Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf assina acordo de cooperação com Universidad de Holguín

Univasf assina acordo de cooperação com Universidad de Holguín

publicado: 18/03/2024 16h33 última modificação: 18/03/2024 16h33

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) assinou seu segundo acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior cubana durante a Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5), realizada na semana passada em Brasília (DF). A nova parceria foi estabelecida com a Universidad de Holguín (UHo), na última sexta-feira (15). O documento foi assinado pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, pela vice-reitora e assessora de Relações Internacionais, Lucia Marisy de Oliveira, e pela reitora da UHo, Aniuska Ortiz Pérez.

O objetivo do acordo é promover relações de cooperação entre a UHo e a Univasf através da realização de ações conjuntas, em qualquer um dos ramos de interesse comum de ambas as instituições. A parceria irá facilitar o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, acadêmicos e administradores; promover a participação conjunta em projetos e programas bilaterais ou multilaterais de formação, investigação e desenvolvimento; viabilizar a participação em eventos acadêmicos; possibilitar o aconselhamento mútuo sobre questões relacionadas com a atividade de ambas as instituições e criação de atividades educativas conjuntas, entre outras ações.

O acordo de cooperação tem validade de cinco anos a contar da data da assinatura e será automaticamente renovado por iguais períodos, exceto se uma das universidades notificar a outra da sua vontade de rescindi-lo. A vice-reitora Lucia Marisy será a coordenadora responsável pela definição e organização dos programas de cooperação entre as instituições.

A Univasf já havia assinado um termo de cooperação na última quinta-feira (14) com a Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas (UCLV), situada em Cuba. Este acordo também prevê o desenvolvimento de atividades mútuas de consultoria técnica, realização de intercâmbios, desenvolvimento conjunto de projetos, troca de informações acadêmicas, científicas e culturais e facilitação do acesso à informação e infraestrutura laboratorial.