Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf comemora 10 anos do PET-Biomecânica e do Grupo de Pesquisa PBE com palestras sobre temáticas da Educação Física

publicado: 26/05/2020 17h47 última modificação: 26/05/2020 17h47
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai promover, durante cinco dias do mês de junho (nos dias 2, 3, 4, 9 e 10), o “I Simpósio do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biomecânica e do Grupo de Pesquisa Prática Baseada em Evidências (PBE)”. A atividade é gratuita e comemora a marca de 10 anos de atividade dos dois projetos, vinculados ao Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade. O evento, que será realizado virtualmente, poderá ser acessado através da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou do Youtube e irá promover palestras ao vivo, das 19h às 20h30, todos os dias. As inscrições estão abertas e seguem até o esgotamento das 200 vagas disponíveis.

Os interessados devem se inscrever por meio de preenchimento de formulário online. Para acessar a web conferência, os inscritos irão receber, via e-mail, os links para a transmissão das palestras. Os participantes que obtiverem 75% de frequência na ação receberão certificado de 8h. A programação conta com palestras ministradas por ex-integrantes do PET-Biomecânica, professores e profissionais de Educação Física e irá abordar temáticas como “A importância da participação em Grupos de Pesquisa”; “Desenvolvimento psicomotor na escola e no atendimento personalizado”; “Bioquímica da hipertrofia”; e “Validade dos instrumentos empregados para avaliar postura corporal e dor nas costas”. O calendário de atividades completo está disponível junto ao formulário de inscrição.

O PET-Biomecânica e o Grupo de Pesquisa Prática Baseada em Evidências são projetos vinculados, respectivamente, à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf. Há 10 anos, os programas promovem atividades relacionadas à área de biomecânica, com foco na temática da postura corporal, dores e desvios posturais.

De acordo com Rodrigo Carvalho, professor do Cefis e coordenador das duas ações, completar o ciclo de uma década de atividades é sinônimo de muita satisfação pela realização de um bom trabalho, em parceria com os estudantes, para elaboração de pesquisas, publicação de artigos, bem como desenvolvimento intelectual e de recursos humanos. “Além disso, essas ações são de grande retorno à sociedade. Tenho muito orgulho de ver ‘ex-petianos’ hoje doutores, mestres e bem sucedidos na vida profissional”, conta o docente.

Através de parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf, o simpósio contará com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que irão traduzir as palestras ao vivo, via vídeo. A ação também possui o apoio da Proen e é aberta à toda a comunidade externa e acadêmica. “A importância do evento é mostrar para a comunidade a história do Grupo de Pesquisa e do PET-Biomecânica, apresentando seus trabalhos, pesquisas e contribuição para a formação profissional dos discentes, além de mostrar que esse tipo de investimento, por parte do Ministério da Educação (MEC), deve continuar”, afirma Carvalho.