Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas de Cuba firmam acordo de cooperação durante Cres+5

publicado: 14/03/2024 15h21 última modificação: 14/03/2024 15h38

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estabeleceu mais uma parceria internacional na manhã de hoje (14). A instituição firmou um acordo de cooperação com a Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas (UCLV), situada em Cuba. O documento foi assinado pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, pela vice-reitora e assessora de Relações Internacionais, Lucia Marisy de Oliveira, e pelo reitor da UCLV, Luis Antonio Barranco Olivera, durante a Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5). O evento acontece no Centro Internacional de Convenções de Brasília até amanhã (15).

Consultoria técnica, realização de intercâmbios, desenvolvimento conjunto de projetos, troca de informações acadêmicas, científicas e culturais e facilitação do acesso à informação e infraestrutura laboratorial estão entre as ações que poderão ser desenvolvidas mutuamente pela Univasf e UCLV a partir deste acordo de cooperação. A iniciativa surgiu a partir de projeto que já vem sendo realizado pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf Nelson Cárdenas Olivier e o docente da UCLV Luis Iván Negrin Hernández sobre as propriedades físicas de um compósito à base de gesso reforçado com fibras de coco.

“Cuba tem um sistema educacional que é destaque no mundo inteiro e acredito que ganharemos muito com esta troca de experiências. Além desse acordo que assinamos hoje, já estamos prospectando mais quatro convênios com Cuba, com universidades diferentes. Portanto, foi muito importante essa nossa vinda aqui para esse evento, o Cres+5”, afirma a vice-reitora Lucia Marisy.

Univasf na Cres+5 - Durante a Cres+5, a Univasf está participando de reuniões com diversas universidades latinas e caribenhas em busca de acordos e projetos interinstitucionais. Na tarde de ontem (13), Lucia Marisy participou de um encontro entre reitores brasileiros e cubanos e o ministro do Ensino Superior cubano, Walter Baluja García. Já na manhã de hoje (14), além da assinatura do acordo de cooperação com a UCLV, a vice-reitora se reuniu com o reitor da Universidad Nacional de Chimborazo do Equador, Nicolay Samaniego, e com o assessor de Relações Internacionais do Ministério da Educação do Chile, Andre Moscoso Collado.