Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf está com inscrições abertas para a Pré-Incubação do Programa de Jornada Empreendedora

Notícias

Univasf está com inscrições abertas para a Pré-Incubação do Programa de Jornada Empreendedora

publicado: 25/07/2025 15h15 última modificação: 25/07/2025 15h15

Estão abertas as inscrições para o Programa Jornada Empreendedora – Fase de Pré-Incubação, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Incubadora Tecnológica da Univasf (Intecvasf). O objetivo da chamada é selecionar propostas para a pré-incubação de novas startups e, consequentemente, para o posterior preenchimento de vagas no Programa de Incubação da Intecvasf, que oferece oficinas, mentorias, suporte técnico especializado, entre outros benefícios. São disponibilizadas seis vagas, e o prazo para inscrição vai até esta quinta-feira (31).

As inscrições são feitas através do preenchimento de um formulário on-line. Podem participar do programa estudantes, pesquisadores e empreendedores de base científica e tecnológica. Para se inscrever na seleção os interessados devem apresentar suas propostas de acordo com as condições estipuladas no edital. Os proponentes devem enviar o formulário de inscrição, em modelo próprio, devidamente preenchido, contendo um breve histórico da proposta, os dados cadastrais do projeto e dos membros da equipe (Apêndice III); a proposta do novo empreendimento (Apêndice IV); cópia do RG e do CPF do proponente do novo empreendimento; e um pitch em vídeo, com duração máxima de cinco minutos, conforme as orientações do edital.

Os projetos devem visar o desenvolvimento de produtos e/ou processos e/ou serviços de base tecnológica inovadores, escaláveis e com aderência aos Arranjos Produtivo Local (APL) no Sertão do Estado de Pernambuco e, ou também, aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A proposta deve, obrigatoriamente, se enquadrar em um ou mais dos seguintes eixos: Agronegócio, Comércio, Indústria, Saúde e Serviços.

A equipe proponente deve ser composta por, no mínimo, três pessoas, sendo recomendada a seguinte formação: um estudante matriculado ou egresso do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit); um estudante matriculado ou egresso de Programa de Pós-Graduação da Univasf; e um empresário atuante em pelo menos um dos setores da atividade econômica presentes no entorno institucional da Univasf.

A iniciativa é realizada por meio de um programa de capacitação desenvolvido em parceria com o Sebrae-PE, em Petrolina, e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), voltado à gestão do processo de inserção da inovação no mercado. Os projetos selecionados contarão com oficinas presenciais, com carga horária de três horas cada, e mentorias remotas, com duração de uma hora por startup pré-incubada e por oficina. Ao todo, serão realizadas oito oficinas e um demoday  (evento em que as startups apresentam seus projetos finalistas para investidores, parceiros e o público em geral) com duração de três horas. A carga horária total do ciclo de pré-incubação será de 51 horas.

O professor do Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf e coordenador da Jornada Empreendedora, Isnaldo Coêlho, destacou a importância da participação em iniciativas voltadas ao empreendedorismo. “Com a redução crescente do número de postos de trabalho convencionais, seja na iniciativa privada ou no setor público, a trilha do empreendedorismo surge como uma terceira via acessível a todas as pessoas em processo de formação”, afirmou.

Mais informações sobre o processo de inscrição para o Programa de Jornada Empreendedora da Intecvasf – Fase Pré-Incubação estão disponíveis no edital.