Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf irá inaugurar Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada no Campus Senhor do Bonfim

Notícias

Univasf irá inaugurar Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 05/03/2020 12h59 última modificação: 05/03/2020 12h59
Renata Freitas


A estrutura do Leba será utilizada em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, na próxima terça-feira (10), no Campus Senhor do Bonfim (BA), a inauguração do Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada (Leba), que será utilizado nas atividades acadêmicas do curso de Ecologia. A cerimônia contará com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e do vice-reitor Telio Nobre Leite. A inauguração acontecerá a partir das 14h e será aberta a toda a comunidade.

Além de possibilitar a realização de atividades de ensino, o Leba servirá de apoio para ações de pesquisa e extensão voltadas à área ambiental no Campus Senhor do Bonfim, onde também são ofertados os cursos de Ciências da Natureza e Geografia. O laboratório foi construído em dois contêineres, com área total de 30 metros quadrados, e conta com toda a estrutura de água, esgoto, energia, climatização e internet, além de armários e bancadas necessários para a realização das atividades. O empreendimento recebeu aproximadamente R$ 94 mil em recursos.

O projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Infraestrutura (Infra) e executado pelo Departamento de Manutenção (Deman) da Prefeitura Universitária. “Trata-se de uma construção limpa, que é um elemento de sustentabilidade importante, porque não gera resíduos para o meio ambiente”, ressalta o assessor da Infra, Sérgio Motta.

Segundo o coordenador do Leba, o professor Jhonathan de Oliveira Silva, a criação do laboratório partiu de uma demanda coletiva do Colegiado de Ecologia e será importante para a formação dos estudantes. “Por se tratar de um curso da área ambiental com extensa carga horária prática, incluindo viagens a campo, o Leba fornecerá infraestrutura para execução das práticas didáticas e armazenamento temporário de materiais coletados durante as viagens das disciplinas”, afirma.