Notícias
Univasf oferece minicurso de "Sociologia da Casa e do Habitar em Contexto de Covid-19" para discentes
Para pensar sobre as questões que envolvem o espaço residencial neste momento de pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Ciências Sociais, promoverá o minicurso de "Sociologia da Casa e do Habitar em Contexto de Covid-19". O curso extracurricular será realizado de 4 a 21 de agosto e está direcionado a estudantes da Univasf. Há 30 vagas no total, das quais 20 são reservadas aos discentes matriculados no curso de Ciências Sociais e dez são destinadas para discentes dos demais cursos. As inscrições podem ser feitas até domingo (2).
Para se inscrever, os estudantes devem enviar nome completo e curso para o e-mail prof.britojfp@gmail.com. O minicurso será ministrado pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais João Felipe P. Brito e tem carga horária de 20 horas, metade delas com atividades online. Conforme o programa do minicurso, os participantes terão seis aulas remotas no total, com cerca de uma hora e meia cada, às terças e sextas-feiras. As aulas acontecerão via aplicativos, como Google Classroom e Meet. Haverá certificado para os discentes que participarem de, pelo menos, quatro aulas e entregarem, ao menos, quatro resenhas.
“O curso vai utilizar o arcabouço teórico das Ciências Sociais, especialmente da Sociologia e da Antropologia, para discutir o que significa a casa, como a gente vem construindo a casa da gente ao longo do processo civilizatório, o que a casa significa nesse contexto atual de Covid-19 e o que a casa poderá ser no futuro breve”, afirma o professor João Felipe Brito. Ele ressalta que o curso também é importante para retomar o contato com os estudantes e frisa que a metodologia, que mescla o online com atividades a serem realizadas no ambiente offline, foi planejada para atender questões já identificadas pelo levantamento feito pela Comissão Noésis junto a docentes e estudantes, com o fim de averiguar a viabilidade de implantação de atividades acadêmicas remotas na Univasf.
Brito afirma que é importante a participação de estudantes de diferentes cursos neste minicurso. “O tema é relevante e eu defendo uma maior interdisciplinaridade entre os cursos na educação em geral. Será muito bom ter alunos de outras áreas, a exemplo de Engenharia Civil e Psicologia, participando do minicurso, porque vamos discutir arquitetura, constituição do espaço, os efeitos do confinamento, entre outros aspectos. Será bacana ver o que o pessoal de outras áreas também está pensando sobre esse momento”, conclui.