Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa de Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5)

publicado: 13/03/2024 14h59 última modificação: 13/03/2024 14h59

Evento reúne profissionais de educação superior de diversos países latino americanos e caribenhos.

Começou hoje (13), em Brasília (DF), o encontro de seguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5), que discutirá desafios, conquistas e e prioridades para o ensino superior para os próximos anos. O evento acontece até sexta-feira (15) no Centro Internacional de Convenções de Brasília. A vice-reitora e assessora de Relações Internacionais, Lucia Marisy de Oliveira, representa a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no evento.

Cres+5 reúne representantes de instituições de ensino, pesquisa e de órgãos governamentais de diversos países, como Argentina, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela, entre outros. A programação é dividida em 12 eixos temáticos, nos quais serão debatidos assuntos diversos relacionados à educação superior nos países participantes. Entre os eixos destacam-se: diversidade cultural e interculturalidade; internacionalização e integração regional na América Latina e Caribe; papel da educação superior diante dos desafios sociais e no desenvolvimento sustentável da região; impacto da Covid-19 no ensino superior; e trabalho docente e das condições de vida dos atores da educação superior.

Serão debatidos também inclusão, diversidade, o papel das mulheres, financiamento e governança na educação superior; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico; e a autonomia das instituições. A programação completa e outras informações sobre a Cres+5 estão disponíveis neste link

A Cres+5 é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e do Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc). A solenidade de abertura da Cres+5, realizada na manhã de hoje, está disponível no canal do MEC no YouTube, que também transmitirá outras atividades do evento.

Realizada em Córdoba, na Argentina, em junho de 2018, a terceira Conferência Regional de Educação Superior (Cres 2018) adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018 – 2028 e assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois, a Cres+5, com o intuito de promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a pandemia da Covid-19. A próxima Conferência Regional de Educação Superior acontecerá em 2028.

registrado em: , ,