Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove II Seminário sobre Educação Física no Ensino Infantil

Univasf promove II Seminário sobre Educação Física no Ensino Infantil

publicado: 14/05/2021 14h31 última modificação: 14/05/2021 14h40
Renata Freitas

Discutir sobre a construção de conhecimentos na área da Educação Física e a compreensão das manifestações dos jogos populares no processo de desenvolvimento de crianças no contexto da educação infantil. Este é o principal objetivo do II Seminário sobre Educação Física no Ensino Infantil (Sefei), que será realizado no dia 21 de maio pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef). O evento será transmitido pelo canal do Gipeef no YouTube, a partir das 17h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento.

O seminário é direcionado a estudantes, professores da educação infantil, profissionais da área e demais interessados na temática. As inscrições são realizadas pelo site do evento. Haverá emissão de certificado aos participantes. O II Sefei é um evento formativo organizado no âmbito da disciplina Educação Física na Educação Infantil, ministrada pelo professor Ramon Missias-Moreira no curso de licenciatura em Educação Física. O seminário é organizado pelos discentes matriculados na disciplina no período 2020.1, por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), sob a coordenação do Gipeef.

A programação conta com uma sessão de apresentação de trabalhos realizados na disciplina e uma mesa redonda sobre o tema “Educação Física Infantil no contexto de pandemia: panorama, experiências, perspectivas e desafios”, que terá a participação dos professores Rafael Marques Garcia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Rodrigo Martins, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Maria Nely, do Colégio Prisma, em Juazeiro (BA).  O debate será mediado pelo professor Ramon Missias-Moreira, líder do Gipeef e coordenador geral do II Sefei.

De acordo com Missias-Moreira, os professores convidados irão apresentar um panorama, uma análise de conjuntura, compartilhando suas experiências, visões, avanços e destacando os desafios encontrados no ensino de Educação Física na educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19. “É preciso urgentemente pensar, dialogar e discutir sobre esses temas, principalmente ao considerarmos que durante a pandemia as crianças têm ficado a grande e maior parte do tempo em casa, resultando por vezes em aumento no nível de inatividade física e modificando as relações familiares e educacionais”, diz o docente.

Ele ressalta, ainda, que durante o evento haverá a divulgação e o compartilhamento das pesquisas desenvolvidas pelos discentes da Univasf na disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Gipeef e pelo Instagram do II Sefei.