Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove Webinário Saúde e Qualidade de Vida da População

Univasf promove Webinário Saúde e Qualidade de Vida da População

publicado: 29/09/2021 15h59 última modificação: 29/09/2021 15h59
Júlia R. Mendes

O Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar o Webinário Saúde e Qualidade de Vida da População. O evento, que acontecerá nesta sexta-feira (1º), às 19h, tem como intuito apresentar resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo, que aborda a demografia da população da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), além de promover o debate relacionado à temática. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento, por toda a comunidade acadêmica e público externo.

Os interessados em participar devem preencher o formulário on-line. Para o webinário, foram convidadas três palestrantes que terão 30 minutos de fala, seguidos por um momento de interação com os participantes. A palestrante Bruna Ramalho, que faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), irá falar sobre as questões legais para a população ter direito à saúde. Ângela Carneiro, professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf, abordará as políticas públicas relacionadas à saúde e suas mudanças nos últimos anos. Já o terceiro palestrante, Francisco Pinheiro, professor do Colegiado de Engenharia de Produção, do Campus Juazeiro da Univasf, irá falar sobre o envelhecimento da população e a qualidade de vida a partir das questões demográficas. A mediação será feita pela professora dos Colegiados de Psicologia e da Pós-Graduação em Extensão Rural Monica Tomé, vice-líder do LEAED, que também realizará a abertura do evento, introduzindo a temática para os participantes.

Segundo Monica, as grandes bases de dados, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e DATASUS, que são usados nos estudos do LEAED, muitas vezes têm suas informações divulgadas para as grandes cidades, e municípios como Petrolina e Juazeiro às vezes não são visibilizados com essas publicações. “Eventos como esse, que mostram os nossos resultados, permitem que a população geral possa observar como os indicadores estatísticos e a dinâmica demográfica impactam no nosso cotidiano”, aponta.

O Webinário Saúde e Qualidade de Vida da População acontece em parceria com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) e o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT). O Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED), organizador do evento, é formado por docentes e bolsistas, atualmente dos cursos de Engenharia de Produção e Psicologia, que desenvolvem pesquisas, orientações de TCC e dissertações de mestrado, no âmbito da Estatística e Demografia.