Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza aula inaugural da especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais nesta segunda-feira (22)

publicado: 19/08/2022 09h29 última modificação: 19/08/2022 09h29
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta segunda-feira (22), a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais. A aula terá como tema “A Educação a Distância no processo de formação de profissionais de saúde ambiental e saneamento" e será ministrada pelo professor do Colegiado de Ciência da Computação Rodrigo Tamae. O evento será realizado a partir das 14h30, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE), com transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga, no YouTube.

A Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é resultado de uma parceria entre a Univasf e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A iniciativa visa possibilitar a formação e qualificação do quadro técnico da Funasa, nas 26 Superintendências Estaduais, em saneamento e saúde ambiental para atuar no território rural, em conformidade com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Política Nacional de Saneamento. A aula inaugural contará com a presença de representantes da Univasf e da Funasa.

O curso será ofertado para 270 discentes, na modalidade remota, com encontros síncronos e assíncronos, por meio da Rede Social Educacional (REDU), uma plataforma especializada em ensino a distância. A carga horária da especialização é de 420 horas, distribuídas em 13 módulos, mais 60 horas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é desenvolvida em parceria entre o CMED da Univasf, o Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e a Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa) da Funasa, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). O professor Anderson Armstrong é o coordenador geral do projeto e gestor do TED e o professor Carlos Dornels, ambos do CMED, é o coordenador da especialização.  O corpo docente é formado, majoritariamente, por professores do Colegiado de Medicina (CMED) da Univasf, mas conta também com a colaboração de docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Prefeitura do Recife (PE).