Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza II Simpósio Nacional do PET-Biomecânica

Univasf realiza II Simpósio Nacional do PET-Biomecânica

publicado: 14/08/2023 14h44 última modificação: 14/08/2023 14h44
Nicole Muniz

Com o intuito de promover um debate científico sobre a aplicabilidade da Biomecânica em diversos contextos da Educação Física e outras áreas da saúde, o II Simpósio Nacional do PET-Biomecânica será realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Biomecânica do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf, o evento acontecerá de 11 a 14 de outubro no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições estão abertas até 9 de outubro.

Podem participar estudantes, professores de educação básica, graduação e pós-graduação e profissionais. Os interessados em participar do II Simpósio Nacional de PET Biomecânica devem se inscrever pela página do evento. Os valores da taxa de inscrição estão disponíveis no site e variam de acordo com a categoria do participante.

Durante o simpósio, serão realizados workshops, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos relacionados às áreas da saúde. Os trabalhos devem ser submetidos na forma de pôster ou apresentação oral até o dia 31 de agosto pelo e-mail: pbe.univasf@gmail.com. As normas de submissão estão disponíveis no site do evento.

O presidente da comissão organizadora e docente do Colegiado de Educação Física, Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho, destaca que o evento contará com a participação de profissionais de diversas regiões do país para fomentar o debate científico acerca da aplicabilidade da Biomecânica. Também serão discutidos temas como Musculação e Hipertrofia, Beach Tennis, CrossFit e Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Aplicativos de Biomecânica e Avaliação do Movimento Humano e Prática Baseada em Evidências e Meta Análise.

A primeira edição do Simpósio do PET Biomecânica foi realizada em 2020 no formato on-line devido à pandemia de Covid-19. Coordenado pelo professor Rodrigo Carvalho, o PET-Biomecânica é desenvolvido por estudantes dos cursos de Educação Física e Medicina. Desde o início do programa, são estudadas questões biomecânicas relacionadas ao corpo humano estático e ao movimento do corpo humano.

Em seus projetos, o PET-Biomecânica se caracteriza pela união entre ensino, pesquisa e extensão, com a oferta de atividades de capacitação dos alunos com os métodos de medição, orientações posturais e exercícios físicos. Mais informações no site do simpósio e no Instagram do PET-Biomecânica.

registrado em: , , ,