Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza live sobre evasão e retenção de estudantes na universidade

Univasf realiza live sobre evasão e retenção de estudantes na universidade

publicado: 13/12/2023 15h23 última modificação: 13/12/2023 15h23

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Grupo de Trabalho (GT) “Evasão, retenção e não preenchimento de vagas da Univasf”, realizará uma live com o intuito de compartilhar informações acerca das políticas de ensino e permanência no âmbito da Universidade. A live acontecerá nesta quinta-feira (14), às 19h30, e será transmitida pelo canal da Proen do YouTube.

A live terá a participação do coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Márcio André Araújo Cavalcante, que irá compartilhar suas experiências sobre a temática. A live terá a apresentação do pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, e contará com a presença dos docentes Katia Antas, Everton de Souza e Ednaldo Torres, e da diretora de Planejamento de Ensino da Proen, Cassandra Nunes. Os participantes irão debater as informações apresentadas e contextualizar com a realidade da Univasf.

A ação será dividida em quatro subtemas: dados qualitativos; dados quantitativos; aspectos legais e aspectos teóricos conceituais sobre o assunto. Segundo Marcelo Ribeiro, esses dados têm preocupado o Ministério da Educação (MEC) e órgãos de controle, que têm cobrado das universidades providências em relação a essa questão.

O GT “Evasão, retenção e não preenchimento de vagas da Univasf” foi criado especificamente para tratar desta temática com base nos altos índices de evasão e retenção de estudantes na Universidade, juntamente com o fenômeno de não preenchimento de vagas. “Essa é uma temática presente nos fóruns de graduação e nas discussões sobre as políticas públicas do ensino superior, principalmente pelas dificuldades que as universidades encontram para atrair e manter estes estudantes”, conta o pró-reitor.

registrado em: , , , ,