Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza o II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais entre os dias 17 e 19 de julho

publicado: 24/04/2024 12h00 última modificação: 24/04/2024 12h01

Com o tema “Floricultura e Paisagismo no Nordeste: desafios e oportunidades de negócio”, será realizado o II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais (II Sinflor), tendo como  objetivo promover o fortalecimento e a expansão da atividade econômica da floricultura no Nordeste. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (Povasf) e da Liga Acadêmica de Fisiologia da Produção Vegetal (Lafisv) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O simpósio acontecerá de 17 a 19 de julho, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 16 de junho.

Os interessados devem se inscrever através do site do evento, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. Os valores da taxa variam entre R$ 99,00 e R$ 189,90, conforme a modalidade de participação. As submissões de trabalhos estão abertas até o dia 24 de maio e podem ser feitas também pelo site do II Sinflor. Os trabalhos devem contemplar as seguintes áreas temáticas: Agricultura Familiar, Economia e Desenvolvimento Sustentável; Botânica, Biodiversidade e Conservação; Melhoramento Genético; Fitossanidade; Fisiologia Vegetal e Fitotecnia; Cultivo in vitro; Paisagismo e Arborização; e Tecnologia e Inovação.

Para abordar temáticas do setor de floricultura como empreendimento e o seu papel no contexto do agronegócio, o Sinflor realizará, durante sua programação, palestras com profissionais da área; minicursos e oficinas; mesas-redondas; apresentações culturais e visitas técnicas para conhecer o mercado da floricultura no Vale do São Francisco. A palestra magistral “Desafios e Perspectivas para Impulsionar o Crescimento Sustentável na Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais na Região Nordeste do Brasil”, da solenidade de abertura, será ministrada pelo engenheiro agrônomo e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (Ibraflor), Walter Luís Winge.

A coordenadora geral do evento e do Povasf, Márkilla Zunete Beckmann, destaca que o Sinflor evidencia a produção de flores, plantas ornamentais e do paisagismo como atividades empreendedoras e sustentáveis e proporcionará a integração dos participantes. “Esperamos que os participantes possam trocar conhecimentos e experiências uns com os outros e que, dessa forma, surjam novas oportunidades de negócios e parcerias. Para a comunidade acadêmica, será um momento de integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e também de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, comenta a coordenadora, que também é docente do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf.

O Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais surgiu através da colaboração entre professores e pesquisadores nordestinos, apoiados pela Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO). O evento, que teve sua primeira edição realizada em 2023 na cidade de Bananeiras (PB), é dedicado à discussão e promoção da floricultura e do paisagismo na região Nordeste do país, à exploração do potencial regional para a produção da atividade, visando estimular a integração entre academia e setor produtivo e organizar espaços para divulgação de avanços científicos e tecnológicos.