Notícias
Univasf realiza seleção de estudantes para Programa BIA
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), realizado com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Nesta seleção são ofertadas 16 bolsas para ingressantes da graduação matriculados em 2021. As inscrições podem ser feitas até 24 de março.
Os estudantes interessados devem escolher um dos projetos relacionados no Quadro 1 da Chamada Pública para participar e se inscrever pelo Sistema de Processo Seletivo (PS) da Univasf. Há projetos para estudantes de vários cursos. Entre os pré-requisitos necessários para participar da seleção destacam-se: ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública federal, estadual ou municipal; estar regularmente matriculado em curso de graduação da Univasf por meio do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2021, ou seja, ingressantes de 2021; assumir o compromisso de dedicar pelo menos 12 horas semanais para as atividades de pesquisa ou extensão; não ser bolsista de qualquer outro órgão ou programa regular de bolsas de estudo e não ter sido contemplado com bolsa no programa BIA – Facepe anteriormente. Os documentos exigidos para o processo seletivo constam na Chamada Pública de seleção para o programa.
As bolsas no valor de R$ 500,00, com vigência de doze meses, são financiadas pela Facepe e pela Univasf. A alocação dos estudantes nos projetos está prevista para ser divulgada a partir de 28 de março. Os discentes selecionados deverão entregar a documentação para efetivação das bolsas até 30 de março. As bolsas terão vigência a partir de 1º de abril de 2022.
O Programa BIA Univasf tem o objetivo de integrar os ingressantes dos cursos de graduação em atividades de pesquisa e extensão, visando a um melhor aproveitamento nas atividades de ensino, estimulando-os desde o início do curso a aplicar o conhecimento científico no enfrentamento dos problemas relacionados à convivência com a seca e para o desenvolvimento do semiárido. Com o tema central “Convivência com o Semiárido”, o BIA está estruturado em seis eixos de atuação: “Saúde no Semiárido”, “Energia no Semiárido”, “Políticas Sociais no Semiárido”, “Água e Ambiente”, “Alimentos no Semiárido” e “Patrimônio Artístico-Cultural e Histórico no Semiárido”.
Cronograma:
Inscrição – até 24 de março de 2022
Divulgação da alocação dos estudantes nos projetos – a partir de 28 de março de 2022
Entrega de documentação para implementação da bolsa BIA – até 30 de março de 2022
Início da vigência da bolsa – 1º de abril de 2022