Notícias
Univasf realiza seleção para curso de graduação em Engenharia Agronômica para assentados e beneficiários do Pronera
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para o curso de graduação em Engenharia Agronômica para assentados e beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). São oferecidas 50 vagas para ingresso em 2026.1. As inscrições terão início na segunda-feira (26) e poderão ser feitas até 21 de fevereiro gratuitamente.
Do total de vagas ofertadas, 30 são reservadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência e 20 são para a ampla concorrência. Para participar da seleção, é necessário ter concluído o ensino médio. Os interessados devem realizar as inscrições por meio do formulário disponível no site do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf.
Os documentos a serem anexados no ato da inscrição e o perfil dos candidatos que podem participar da seleção constam no Edital Nº 5/2026, que está disponível na página do PS. O processo seletivo constará de apresentação de uma Carta de Intenções, que deve ser enviada no ato da inscrição pelo Sistema PS. O formato e as informações que precisam constar na Carta de Intenções estão definidos no edital.
Ofertado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o curso de Engenharia Agronômica – Pronera terá duração de 5 anos e utilizará como metodologia de ensino a pedagogia da alternância – Tempo Escola/Tempo Comunidade – com um mês de atividades na Univasf e um mês na comunidade. As atividades do curso na Univasf serão realizadas no Espaço Plural, localizado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA).
Conforme o edital, os candidatos classificados nas vagas reservadas para pessoas com deficiência serão submetidos a uma perícia multiprofissional. E os candidatos autodeclarados negros devem ficar atentos aos procedimentos de heteroidentificação e envio do vídeo, com convocação a ser divulgada posteriormente por meio de portaria específica.
A análise da Carta de Intenções será realizada de 3 a 13 de março, com divulgação do resultado preliminar em 14 de março, prazo para recursos nos dias 15 e 16 de março e resultado em 17 de março. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 6 de abril na página do PS. A matrícula será realizada em 13 de abril, no Espaço Plural.
O cronograma completo e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, na página do PS. Dúvidas em relação à seleção podem ser enviadas para o e-mail: agronomia.pronera@univasf.edu.br.
