Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebe escritura pública definitiva do terreno do Campus Salgueiro

Univasf recebe escritura pública definitiva do terreno do Campus Salgueiro

publicado: 28/02/2024 09h38 última modificação: 28/02/2024 09h38

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, recebeu, na manhã de ontem (27), a escritura pública definitiva do terreno onde será construído o Campus da Univasf em Salgueiro. Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, o secretário de Infraestrutura da Univasf, Sérgio Motta Lopes, e o prefeito Universitário, João Pedro da Silva Neto. O terreno do Campus Salgueiro está localizado no Pátio da Estação Ferroviária, na região central da cidade.

O reitor Telio Leite destacou o empenho do prefeito Marcones Sá e da equipe da prefeitura da cidade, bem como o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Salgueiro para a obtenção da escritura do terreno. “Esta é uma grande conquista da nossa comunidade acadêmica na cidade de Salgueiro, que em breve verá o Campus da Univasf em construção”, afirmou.

A obra de cercamento do terreno, que tem aproximadamente 88 mil metros quadrados de área, já está em finalização. Também já estão em curso as obras de adequação das duas edificações da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) tombadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) existentes no local, conforme o projeto urbanístico e arquitetônico do Campus Salgueiro, que conquistou a primeira colocação no concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), na categoria Patrimônio, em 2022.

Inicialmente, as duas edificações passarão por obras de adequação e irão abrigar alguns laboratórios, a biblioteca e o auditório, que renovará a estrutura do Teatro Alaíde Conserva. No prédio da estação ferroviária funcionará a administração do Campus. O projeto do Campus Salgueiro prevê dois blocos novos a serem construídos, um dos quais destinado a salas de aula, laboratórios, salas de apoio e uso acadêmico. No outro bloco, funcionarão de forma permanente a biblioteca, o refeitório, o auditório, áreas de apoio e convivência. O campus também contará com um castelo d’água, um mirante para contemplação, um anfiteatro aberto, uma quadra poliesportiva coberta e praças, além de uma pista de caminhada.