Notícias
Univasf recebe visita do deputado Federal Túlio Gadêlha
Visita do parlamentar teve o objetivo de conhecer projetos e demandas da Univasf.
O deputado Federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) fez uma visita à Univasf na manhã da segunda-feira (2) e foi recebido pelo reitor Telio Nobre Leite, no gabinete da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE). A visita teve como objetivo conhecer projetos e ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos na Universidade e os principais desafios enfrentados pela Instituição.
Estiveram presentes os pró-reitores de Ensino, Marcelo Ribeiro; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; de Assistência Estudantil, Clebio Pereira Ferreira; de Gestão e Orçamento, Francisco Pinheiro; e de Gestão de Pessoas, Kilma Matos. A visita também contou com a participação do superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Julianeli Tolentino, de gestores do HU-Univasf, e dos diretores da Clínica Veterinária Universitária (CVU), Marília Gabriele e Alexandre Redson. Durante a visita, Gadêlha esteve acompanhado do ambientalista Victor Flores.
O reitor Telio Leite falou sobre o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030, destacou o alto desempenho dos cursos de Medicina de Petrolina e Paulo Afonso no Enamed 2025, a importância do HU-Univasf para a formação em saúde e o atendimento à população da região e abordou algumas das dificuldades enfrentadas no momento, entre as quais ações de assistência estudantil, relevantes para a manutenção dos estudantes na graduação.
Ele também destacou os avanços na estrutura e nos serviços da CVU, que foi contemplada com duas emendas participativas propostas pelo deputado Túlio Gadêlha. A primeira, concedida em 2022, foi destinada à reforma do prédio da clínica e à aquisição de equipamentos e já foi executada. Em 2025, a Univasf conquistou a segunda emenda para o projeto de implantação do Centro Oncológico Veterinário.
Para o deputado, o encontro com os gestores da Univasf foi importante para conhecer os investimentos estratégicos previstos para os próximos anos e as necessidades observadas na estrutura da Universidade. Seu intuito é contribuir com novos recursos para compra de equipamentos, transporte e outras ações relevantes para o melhor funcionamento da Instituição. “A gente tem que continuar investindo e defendendo a educação superior pública e gratuita no parlamento brasileiro para ter uma educação forte e que o estado que possa suprir as demandas da sociedade”, disse Gadêlha.
