Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona estudantes dos cursos de licenciatura para Programa de Residência Pedagógica

publicado: 12/06/2018 17h21 última modificação: 12/06/2018 17h26
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza seleção para o Programa de Residência Pedagógica. O programa é destinado a estudantes que estejam regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Educação Física da Univasf. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 17 de junho.

Para participar da seleção, é preciso que o estudante tenha cursado no mínimo 50% da carga horária ou esteja matriculado a partir do 5º período; tenha disponibilidade de 440 horas para as atividades do programa; possua Coeficiente de Rendimento Escolar Geral (CRE) igual ou superior a seis, entre outros, como estabelece o edital. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema de Processos Seletivos (PS).

O Edital N° 11/2018, que regula o processo seletivo, oferta seis subprojetos de Residência Pedagógica: um de Artes, vinculado ao Colegiado de Artes Visuais; um de Sociologia, vinculado ao Colegiado de Ciências Sociais; três de Ciências, vinculados aos Colegiados de Ciências da Natureza dos campi Senhor do Bonfim e Serra da Capivara (PI); e um de Educação Física, vinculado ao Colegiado de Educação Física.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher o subprojeto de Residência Pedagógica do qual deseja participar e, posteriormente, anexar os documentos em formato PDF: ficha de inscrição (Anexo I), comprovante de matrícula do semestre 2018.1, obtido no SIG@, histórico escolar atualizado, relatório obtido no SIG@, termo de compromisso (Anexo II) assinado pelo candidato e cópia do currículo cadastrado na plataforma Freire.

De acordo com a coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira, cada subprojeto terá 30 residentes, dos quais 24 serão bolsistas e seis não-bolsistas.

A seleção contará com a avaliação de dois critérios: o maior Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e o menor Percentual de Carga Horária Integralizada da Disciplina Estágio (PCHIDE). O resultado final será divulgado no dia 22 de junho. O aluno aprovado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, durante o período de 18 meses. As atividades estão previstas para iniciar a partir de agosto.

Os alunos selecionados realizarão atividades como elaboração do plano de atividades em conjunto com docente orientador e o preceptor, entrega dos relatórios previstos no prazo estabelecido no plano de atividade, desenvolver ações do plano de atividades com assiduidade e de forma acadêmica, participação das atividades de acompanhamento e avaliação do programa definidas pela Capes ou pela IES e comunicar irregularidade no andamento da residência ao seu docente orientador ou a coordenação institucional do Projeto na IES. “O Programa de Residência Pedagógica irá fortalecer a formação do aluno, sua atuação no campo de estágio e a parceria da Universidade com as escolas onde os residentes irão atuar”, destaca a professora Jocilene.