Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona representante da comunidade externa para atuar no Conselho Universitário

publicado: 08/03/2024 11h54 última modificação: 08/03/2024 15h40

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para selecionar um representante titular e um suplente da comunidade externa, para integrar o Conselho Universitário (Conuni). Podem participar da seleção pessoas que sejam representantes de entidades representativas dos setores produtivos, classes trabalhadoras e outros setores da sociedade civil organizada. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 de março.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente através de um formulário eletrônico. No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar os documentos exigidos pelo Edital, em arquivo único no formato PDF, nesta ordem: cópia do RG e CPF; documento da entidade representativa da qual faz parte, indicando o interessado à vaga; e cópia do ato constitutivo da entidade e CNPJ. O Conuni irá escolher um representante e um suplente em reunião pré-agendada para o dia 23 de março, conforme estabelece o edital. O mandato será de dois anos (2024-2026), podendo ser reconduzido uma só vez.

O Conuni integra a administração superior da Univasf, junto com o Conselho de Curadores (Concur) e a Reitoria. Formado por representantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa, o Conuni é um órgão superior deliberativo, normativo, consultivo e de planejamento da Universidade.

Compete ao Conuni, entre outras atribuições, exercer a jurisdição superior da Univasf, em matéria de política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento, e pronunciar-se sobre consultas no âmbito de sua competência; analisar e deliberar sobre proposta orçamentária e o orçamento interno da Univasf; elaborar, de acordo com a legislação, a lista de nomes destinados aos cargos de reitor e vice-reitor a serem nomeados pelo Presidente da República; deliberar sobre proposta de criação, expansão, modificação e extinção de cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu e lacto sensu.

Mais informações sobre a seleção e a atuação dos Conselhos Superiores, estão disponíveis no site e no Edital.