Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona representantes da comunidade externa para Conselho Universitário e Conselho de Curadores

publicado: 08/10/2021 12h33 última modificação: 08/10/2021 12h33
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza dois processos seletivos para a escolha de representantes da comunidade externa para integrar o Conselho Universitário (Conuni) e o Conselho de Curadores (Concur) da Instituição, durante o biênio 2021-2023. Podem participar pessoas que representem entidades dos setores produtivos, classes trabalhadoras e outros setores da sociedade civil organizada. As inscrições estão abertas de hoje (8) a 27 de outubro.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo e-mail da Coordenação de Apoio aos Conselhos Superiores, no endereço: conselhos.superiores@univasf.edu.br. Cada seleção tem critérios próprios estabelecidos em edital. O edital de seleção para o Conuni está disponível neste link e o edital de seleção para o Concur pode ser acessado neste outro link.

Serão escolhidos pelo Conselho Universitário (Conuni), em reunião pré-agendada para o dia 29 de outubro, um representante titular e um suplente para o Concur e para o próprio Conuni. Os mandatos serão de dois anos, podendo haver recondução uma única vez.

Administração superior – O Conselho de Curadores e o Conselho Universitário integram, com a Reitoria, a administração superior da Univasf. O Concur é o órgão deliberativo e consultivo em matéria de fiscalização econômico-financeira da Universidade e é formado por representantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Compete ao Concur deliberar sobre as normas de funcionamento da Universidade; acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária através da documentação a ele encaminhada pelo órgão de auditoria financeira da Reitoria; deliberar sobre a prestação de contas anual da Univasf, apresentada pelo reitor, a fim de ser enviada aos órgãos de controle; e deliberar sobre outras matérias de sua competência.

Já o Conuni é órgão superior deliberativo, normativo, consultivo e de planejamento da Universidade e é formado por representantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Compete ao Conuni, entre outras atribuições, exercer a jurisdição superior da Univasf, em matéria de política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento, e pronunciar-se sobre consultas no âmbito de sua competência; analisar e deliberar sobre proposta orçamentária e o orçamento interno da Univasf; elaborar, de acordo com a legislação, a lista de nomes destinados aos cargos de reitor e vice-reitor a serem nomeados pelo Presidente da República; deliberar sobre proposta de criação, expansão, modificação e extinção de cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu e lacto sensu. Mais informações sobre a atuação dos Conselhos Superiores estão disponíveis no site.