Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) está com inscrições abertas

Notícias

VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) está com inscrições abertas

publicado: 31/08/2021 15h24 última modificação: 31/08/2021 15h24
Júlia R. Mendes

Para contribuir com o uso seguro e racional de plantas medicinais pela população o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf). O evento acontecerá em formato on-line de 22 a 25 de setembro, a partir das 14h, e será realizado em conjunto com o 2nd France-Brazil Meeting on Natural Products. Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área de produtos naturais e afins podem efetuar as inscrições até o dia do evento, respeitando o limite de 600 vagas.

Os interessados devem se inscrever pelo site do VIII Plamevasf. O link para transmissão será enviado para os e-mails dos participantes inscritos com pelo menos 24 horas de antecedência. A programação deste ano terá minicursos e palestras, com convidados de instituições do Brasil, França e Índia, em todas as áreas relacionadas com a pesquisa de plantas medicinais, como a agronomia, botânica, etnobotânica, etnofarmacologia, fitoterapia, farmacologia, microbiologia, química, tecnologia farmacêutica, controle de qualidade, parasitologia e toxicologia.

A programação contará com duas palestras e quatro minicursos pré-simpósio que acontecerão de forma simultânea, no primeiro dia do evento a partir das 14h. Os participantes poderão escolher entre os cursos “Métodos de avaliação da atividade antinociceptiva e anti-inflamatória de produtos naturais”, “Pesquisa e desenvolvimento de fitocosméticos”, “Pesquisa e desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos” e “Espectrometria de massas aplicada ao estudo de produtos naturais”. Já as palestras pré-evento irão abordar os temas “Tecnologias inovadoras para os novos desafios em GC-MS na análise de plantas medicinais” e “Novas soluções em LC-MS/MS para análises de matrizes naturais”.

A conferência de abertura do VIII Plamevasf terá início às 16h30, do dia 22, com a palestra do professor Norberto Peporine Lopes, da Universidade de São Paulo (USP). Ele irá falar sobre o tema “Da compreensão da função ecológica à atividade farmacológica de produtos naturais”. A programação detalhada pode ser acessada no site do evento.

O Neplame é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) da Univasf, que está comemorando 10 anos de criação. De acordo com o presidente da comissão organizadora do Plamevasf e coordenador do Neplame, Jackson Guedes, esse marco torna o evento ainda mais especial. “Através desse programa de pós-graduação nós já formamos centenas de mestres e realizamos estudos sobre diversas plantas da caatinga. Isso tudo contribui para dar um embasamento científico ao uso popular dessas plantas medicinais”, destaca.

France-Brazil - Em sua segunda edição, o France-Brazil Meeting on Natural Products visa apresentar os resultados obtidos em pesquisas realizadas por meio de parcerias entre pesquisadores franceses e brasileiros, muitos deles da Univasf. A Instituição mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade de La Rochelle, na França, desde 2017. O acordo já possibilitou a execução de diversas pesquisas na área.

O Plamevasf é realizado regularmente a cada dois anos e viabiliza a interação entre pesquisadores nacionais e internacionais. Este ano, o Plamevasf acontece com o apoio da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (Cafma), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de La Rochelle e Universidade de Paris. Mais informações sobre o VIII Plamevasf estão disponíveis no site do evento.