Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) está com inscrições abertas

publicado: 31/08/2021 15h24 última modificação: 31/08/2021 15h24
Júlia R. Mendes

Para contribuir com o uso seguro e racional de plantas medicinais pela população o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf). O evento acontecerá em formato on-line de 22 a 25 de setembro, a partir das 14h, e será realizado em conjunto com o 2nd France-Brazil Meeting on Natural Products. Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área de produtos naturais e afins podem efetuar as inscrições até o dia do evento, respeitando o limite de 600 vagas.

Os interessados devem se inscrever pelo site do VIII Plamevasf. O link para transmissão será enviado para os e-mails dos participantes inscritos com pelo menos 24 horas de antecedência. A programação deste ano terá minicursos e palestras, com convidados de instituições do Brasil, França e Índia, em todas as áreas relacionadas com a pesquisa de plantas medicinais, como a agronomia, botânica, etnobotânica, etnofarmacologia, fitoterapia, farmacologia, microbiologia, química, tecnologia farmacêutica, controle de qualidade, parasitologia e toxicologia.

A programação contará com duas palestras e quatro minicursos pré-simpósio que acontecerão de forma simultânea, no primeiro dia do evento a partir das 14h. Os participantes poderão escolher entre os cursos “Métodos de avaliação da atividade antinociceptiva e anti-inflamatória de produtos naturais”, “Pesquisa e desenvolvimento de fitocosméticos”, “Pesquisa e desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos” e “Espectrometria de massas aplicada ao estudo de produtos naturais”. Já as palestras pré-evento irão abordar os temas “Tecnologias inovadoras para os novos desafios em GC-MS na análise de plantas medicinais” e “Novas soluções em LC-MS/MS para análises de matrizes naturais”.

A conferência de abertura do VIII Plamevasf terá início às 16h30, do dia 22, com a palestra do professor Norberto Peporine Lopes, da Universidade de São Paulo (USP). Ele irá falar sobre o tema “Da compreensão da função ecológica à atividade farmacológica de produtos naturais”. A programação detalhada pode ser acessada no site do evento.

O Neplame é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) da Univasf, que está comemorando 10 anos de criação. De acordo com o presidente da comissão organizadora do Plamevasf e coordenador do Neplame, Jackson Guedes, esse marco torna o evento ainda mais especial. “Através desse programa de pós-graduação nós já formamos centenas de mestres e realizamos estudos sobre diversas plantas da caatinga. Isso tudo contribui para dar um embasamento científico ao uso popular dessas plantas medicinais”, destaca.

France-Brazil - Em sua segunda edição, o France-Brazil Meeting on Natural Products visa apresentar os resultados obtidos em pesquisas realizadas por meio de parcerias entre pesquisadores franceses e brasileiros, muitos deles da Univasf. A Instituição mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade de La Rochelle, na França, desde 2017. O acordo já possibilitou a execução de diversas pesquisas na área.

O Plamevasf é realizado regularmente a cada dois anos e viabiliza a interação entre pesquisadores nacionais e internacionais. Este ano, o Plamevasf acontece com o apoio da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (Cafma), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de La Rochelle e Universidade de Paris. Mais informações sobre o VIII Plamevasf estão disponíveis no site do evento.