Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Webinar Nepst promove live com o tema “Mulher Negra: Por que resistimos?” nesta sexta-feira (20)

publicado: 18/11/2020 16h45 última modificação: 18/11/2020 16h45
Layla Shasta

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst), vinculado ao Colegiado de Geografia (CGEO) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, nesta sexta-feira (20), a conferência “Mulher Negra: Por que resistimos?”. A conferência acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais e o Núcleo de Estudos Geográficos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As inscrições para o evento, que terá início às 16h, são gratuitas e estão abertas. O webinar será transmitido no canal do Nepst no Youtube, intitulado “GEONEPST”.

As inscrições podem ser feitas online, através da plataforma Even3. Haverá emissão de certificado para os participantes. Esta edição especial do Webinar Nepst é organizada pela docente do CGEO Lúcia Fabiana da Silva, e conta com a participação da servidora da Univasf Maria Auxiliadora da Paixão, que foi superintendente de Gestão de Pessoas da Universidade e, atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR); da servidora do município de Senhor do Bonfim (BA) Cristina Viana, atuante no combate da violência contra a mulher; e da feminista negra e mestra em Educação e Diversidade Amanda dos Santos. A discussão da conferência visa destacar que as lutas e “resistências” de mulheres negras são diversas, abordando aspectos relacionados às vivências e ao campo de trabalho de cada convidada e seu cotidiano.

Segundo Lúcia, a força de mulheres negras para resistir às adversidades e as razões da existência dessas dificuldades são questões que devem ser discutidas no meio universitário e com a comunidade, por isso, este é um evento de grande importância. “Existe uma potência na história das mulheres negras, regada com muito amor e força. Precisamos tratar disso nas universidades. Precisamos falar sobre o que essas mulheres enfrentam para a manutenção de suas famílias e para imprimir uma necessidade de estudar, mesmo que o próprio Estado as tenha negado o acesso à educação. Por todas essas questões e mais, precisamos discutir as resistências das mulheres negras”, afirma.

O Webinar Nepst tem periodicidade quinzenal e visa promover a democratização do acesso ao ensino e à pesquisa de temáticas relacionadas à Geografia e ao enfrentamento da Covid-19. Esta é a penúltima edição do projeto, coordenado pelo docente do CGEO Sirius Souza, no ano de 2020. A última edição do webinar irá acontecer no dia 4 de dezembro, contabilizando o número de 14 eventos realizados. Mais informações sobre a iniciativa e os próximos seminários da programação podem ser encontradas no Instagram do Nepst.