Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop sobre “Construção de Patentes Relevantes” marca Dia Nacional da Inovação na Univasf

publicado: 14/10/2021 17h24 última modificação: 14/10/2021 17h24
Renata Freitas

Na próxima terça-feira (19) será o Dia Nacional da Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá um workshop para marcar a data. O workshop terá como tema “Construção de Patentes Relevantes” e será ministrado pelo sócio fundador e diretor geral da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki. O evento será realizado pela plataforma Zoom, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Os interessados devem se inscrever até domingo (17) pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. Os inscritos receberão o link de acesso à sala, posteriormente, por e-mail. O convidado Henry Suzuki é formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, do Conselho Consultivo do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP.

Suzuki atua na construção de projetos e redes de inovação, com foco na criação, proteção e monetização de ativos intelectuais. Ele também é inventor, com patentes concedidas em vários países e criações premiadas e reconhecidas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira realizou centenas de estudos de patenteabilidade, liberdade de operação e estudos de panorama tecnológico, apoiou importantes projetos de inovação e atuou diretamente em suas estratégias de proteção intelectual, incluindo, mas não se limitando à construção de patentes relevantes.

Dia da Inovação -  Comemorado em 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação homenageia Santos Dumont, que nesta data no ano de 1901, contornou a Torre Eiffel, em Paris, com o dirigível N 6, num voo que durou cerca de 30 minutos. A data foi instituída pela Lei Nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010.

A diretora do NIT, professora Michely Diniz, destaca a importância do incentivo à inovação. “Nesta data, várias iniciativas são realizadas por todo o país para lembrar e incentivar a inovação científica, intelectual e tecnológica em todos os campos de atuação profissional. O NIT da Univasf promoverá o Workshop Construção de Patentes Relevantes para marcar esse dia, incentivando a nossa comunidade a pensar se seus inventos podem ser alvo de proteção e contribuir com a prosperidade da inovação em nosso país”, afirma.