Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Capacitação em Biossegurança Aplicada ao Controle do Coronavírus é ofertada para servidores da Univasf

publicado: 04/12/2020 16h25 última modificação: 04/12/2020 16h25

A pandemia de Covid-19 provocou uma série de mudanças na rotina de toda a população, tanto no ambiente residencial, quanto no meio de trabalho, com a adoção de estratégias de proteção individual e coletiva. Com o intuito de capacitar os servidores da Univasf na área de Biossegurança para o enfrentamento à Covid-19, a Progepe, por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), realizará a Capacitação em Biossegurança Aplicada ao Controle do Coronavírus (Covid-19), que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 14h30 às 17h30, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até terça-feira (8), e devem ser feitas pelo SGE.

A capacitação será ministrada pelo professor associado Carlos Kusano Ferrari, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com vasta experiência docente na área, Ferrari é biomédico formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Botucatu) e mestre e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Entre os assuntos que serão abordados durante a capacitação destacam-se: Terminologia em doenças infeciosas, Determinantes da saúde, Conceito de risco e risco biológico, Covid-19: sinais e sintomas da doença, mecanismos de transmissão e formas de controle e redução da transmissão, Biossegurança geral, Biossegurança hospitalar, Biossegurança laboratorial, Biossegurança de água, alimentos e contaminação ambiental, Biossegurança, Esterilização, desinfeção e anti-sepsia; Ações, rotinas e protocolos de Biossegurança Aplicadas à Univasf (salas de trabalho, salas de aula, laboratórios e ambulatórios).

O link da sala do Google Meet onde será realizada a capacitação será encaminhado por e-mail aos inscritos. O curso é uma demanda apresentada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com o objetivo de contribuir para prevenir, controlar, reduzir ou minimizar riscos inerentes à propagação do novo coronavírus.