Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial discute agroecologia e pandemia nesta segunda-feira (14)

publicado: 10/12/2020 14h54 última modificação: 10/12/2020 16h33
Layla Shasta

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), ofertado em associação ampla pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizará, na próxima segunda-feira (14), uma Aula Inaugural para marcar o início da nova etapa de atividades remotas do curso. O evento será transmitido online, a partir das 15h, e discutirá o tema “Agroecologia diante de crise desencadeada pela Covid-19”.

A transmissão acontecerá através da plataforma Zoom e, para participar, recebendo o link de acesso à sala virtual, os interessados devem se inscrever enviando um e-mail para o endereço ppgadt@univasf.edu.br. A aula será ministrada pelo engenheiro agrônomo e professor de Agroecologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Miguel Altieri. Durante a conferência, o docente discutirá sobre as reflexões impostas pela pandemia a respeito do vínculo entre a saúde humana, animal e ecológica, considerando o modo de desenvolvimento da humanidade e as formas como os indivíduos têm se relacionado com a natureza.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as instituições Univasf, Uneb e UFRPE definiram, cada uma, calendários para a oferta de disciplinas de maneira remota na pós-graduação. Com a conclusão da oferta de disciplinas no PPGADT referentes ao semestre regular de 2020.1 no mês de novembro, as universidades, ainda em período remoto, dão início às aulas referentes ao semestre regular 2020.2 nesta primeira quinzena de dezembro, com conclusão em fevereiro do próximo ano.

Segundo o vice-coordenador geral do PPGADT e docente da Univasf Helder Freitas, a aula inaugural é um marco em comum para as três instituições do início deste novo ciclo de atividades remotas no âmbito do programa. Freitas destaca que o palestrante convidado é considerado uma referência no campo da Agroecologia, área que estuda a agricultura, os modos de vida do campo e os sistemas agroalimentares a partir de uma perspectiva ecológica, buscando a superação dos desafios para a promoção de uma produção de alimentos mais sustentável.

O PPGADT se constitui em uma associação de universidades da região Nordeste do Brasil e visa o somatório das potencialidades locais e regionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências para a atuação na complexidade do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar.