Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para o Sebrae Startup Way UPE e Federais Club

Estão abertas as inscrições para o Sebrae Startup Way UPE e Federais Club

publicado: 14/05/2021 12h23 última modificação: 14/05/2021 12h23
Renata Freitas

Estão abertas as inscrições para o Sebrae Startup Way UPE e Federais Club, que acontecerá de 24 de maio a 9 de junho, com a participação das Universidades e Institutos Federais localizados no estado de Pernambuco em parceria com o Sebrae-PE e Sebraelab. Esta edição é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação das Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade de Pernambuco (UPE) e dos Institutos Federais do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e de Pernambuco (IFPE). As inscrições podem ser feitas até 24 de maio, gratuitamente.

Os estudantes interessados podem realizar a inscrição individual ou em equipes de 4, 5 ou 6 participantes por meio deste link. Com o tema central “Construindo o Futuro com Propósito!”, esta edição da maratona de ideação será realizada totalmente on-line e tem o objetivo de proporcionar oportunidades acadêmicas e de conexão com o mercado aos discentes de graduação e pós-graduação. Conforme o Regulamento, o desafio proposto nesta edição é desenvolver negócios inovadores e escaláveis que tragam soluções para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação detalhada do Sebrae Startup Way UPE e Federais Club, composta por sessões de mentoria, palestras e outras atividades, será divulgada aos participantes pelo canal de comunicação oficial no Telegram. Durante o desafio, são propostos problemas complexos para os estudantes resolverem, possibilitando que desenvolvam habilidades como pensamento crítico, criatividade, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional e tomada de decisão. As equipes inscritas deverão realizar todas as entregas previstas no desafio, além de pitches gravados que serão avaliados em etapas como pré-banca e banca.

As cinco melhores equipes participarão do curso Bootcamp no Sebraelab on-line e todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificados de 30 horas pela participação. Além disso, os mentores cujas equipes consigam realizar todas as entregas no prazo, receberão um certificado de participação de mentoria. Os organizadores destacam que a maior premiação aos participantes é a contribuição social por meio da apresentação de soluções reais para enfrentar os maiores desafios vivenciados nesta década.

A diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Michely Diniz ressalta que as iniciativas do Startup Way são oportunidades únicas para os estudantes das várias instituições de Pernambuco se conectarem e serem protagonistas de soluções para sua realidade. “Esses eventos também possibilitam o acesso dos estudantes a informações riquíssimas de profissionais com olhares globais. Então, é importante que os nossos graduandos e pós-graduandos participem e ajudem a construir um futuro melhor”, enfatiza.

Startup Way UPE e Federais Club – Idealizado na edição 2019 do REC’n’Play, numa parceria da UFPE, UFRPE, IFPE e Sebrae, o evento teve sua primeira edição, também virtual, em junho de 2020, seguida por outra realizada entre outubro e novembro do ano passado. Na primeira edição de 2020, um estudante de pós-graduação da Univasf fez parte da equipe Wepe, formada por outros três discentes da UFPE, que venceu o desafio. Eles desenvolveram um aplicativo de melhoramento de texto chamado Nambook, cuja proposta era utilizar ferramentas de inteligência artificial para enriquecer os textos e assim incentivar a leitura.