Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento apresenta Contribuições dos Programas de Formação Docente na Geografia nesta sexta-feira (1º)

publicado: 29/03/2022 15h45 última modificação: 29/03/2022 15h45
Renata Freitas

Os resultados das atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP) de 2020 a 2022 serão apresentados em um evento que acontecerá nesta sexta-feira (1º) de forma remota. O evento “Contribuições dos Programas de Formação Docente na Geografia” será realizado a partir das 19h, com transmissão via Google Meet. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia da atividade.

O evento, promovido pelo Colegiado de Geografia (CGEO), é direcionado a estudantes de cursos de licenciatura, em especial da área de Geografia, profissionais da educação e demais interessados no assunto. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site. A programação contará com a participação das representantes do Pibid e do RP na Univasf, respectivamente as professoras Natália Mendes e Jocilene Gordiano; da supervisora do Pibid, Veridiana de Almeida Moura, e da preceptora do RP, Leonice Borges, que atuam nos programas no âmbito das escolas; além dos professores Pedro Nóbrega e Sirius Souza, coordenadores dos programas no curso de Geografia, ofertado no Campus Senhor do Bonfim (BA). No total, 16 bolsistas irão apresentar relatos de experiência sobre suas vivências, dificuldades e aprendizados obtidos ao longo do Pibid e do RP. A programação está disponível no site.

As atividades do Pibid foram desenvolvidas na Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda, localizada no distrito de Missão de Sahy, em Senhor do Bonfim (BA). Participam da Iniciação à Docência, oito estudantes do 1º ao 4º período do curso de Geografia, sob a coordenação do professor Pedro Nóbrega. Durante 18 meses, eles planejaram e desenvolveram materiais pedagógicos utilizados para reforçar o aprendizado de conteúdos de Geografia para turmas do ensino fundamental 2, a exemplo de videoaulas e gincanas.

“O Pibid permite ao nosso estudante de licenciatura vivenciar o processo de educação nas escolas. E nesse período foram muitos desafios e dificuldades que eles enfrentaram por causa da pandemia de Covid-19”, afirma Pedro Nóbrega. Segundo ele, as atividades foram realizadas de forma remota, com reuniões pelo Google Meet e WhatsApp e as ações elaboradas pelos bolsistas também se voltaram às necessidades impostas pelo ensino remoto. “Foi necessário muita criatividade para alcançar os objetivos propostos pelo programa”, relata Nóbrega.

A Residência Pedagógica contou com a participação de dez bolsistas no total, dos quatro últimos períodos do curso de Geografia. Destes, oito permanecem no programa e atuaram por um período que variou entre 12 e 18 meses no ensino fundamental 2. O programa foi realizado na Escola Municipal Dr. Luis Viana Filho, em Senhor do Bonfim, onde os discentes precisaram superar algumas dificuldades e se adaptar ao ensino remoto emergencial. “Com muita dedicação, criatividade, ousadia e apoio da professora e preceptora Leonice, os residentes conseguiram vivenciar a regência por meio de aulas síncronas no Google Meet e possibilitar a construção da aprendizagem para diversas crianças em momentos difíceis, como os que passamos ao longo da pandemia”, diz o coordenador do RP em Geografia Sirius Souza.

Além dos relatos dos bolsistas do Pibid e do RP, o evento desta sexta-feira marcará uma etapa importante na formação dos estudantes de Geografia da Univasf. “Será também um momento de celebração da trajetória particular de cada estudante, celebrando seu contato com a escola, seu contato com sua profissão”, conclui Sirius Souza.