Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional discute certificação orgânica para agricultura familiar nesta quinta-feira (26)

publicado: 25/11/2020 15h19 última modificação: 25/11/2020 15h19
Renata Freitas

Primeiro encontro  do evento este ano discutiu demandas da agroecologia para as novas gestões municipais.

A certificação orgânica para produtos da agricultura familiar será debatida durante o segundo encontro da III Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece nesta quinta-feira (26), às 16h, pela plataforma Meet. O evento contará com a presença de agricultores familiares, representantes de associações, pesquisadores e professores de várias instituições de ensino e pesquisa. A realização da Semana é uma iniciativa da Rede Territorial de Agroecologia dos Territórios do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (Rede) e do Centro Vocacional Tecnológico e Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (CVT/Nusan) Sertão Agroecológico, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Para participar do encontro basta clicar neste link de acesso à sala. O debate tratará sobre a certificação da produção de base ecológica na agricultura familiar a partir das experiências locais de certificação orgânica e da experiência da certificação participativa dos Organismos Participativos de Conformidade (OPAC), da Rede de Agroecologia Povos da Mata, que atua na Bahia. Os debatedores convidados são a presidente da Associação de Produtoras e Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), Maria Alzira Davi Barros Sant’ana; o representante da Rede Povos da Mata, Tiago Tombini Mecenas; a representante do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Aline Thaiane Nunes Lopes; e o representante do Centro Sabiá, Davi Fantuzzi. A discussão será mediada pelo coordenador da Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, Elson de Oliveira; e pelo coordenador do Sertão Agroecológico Univasf/CNPq e professor dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e em Extensão Rural (PPGExR), Helder Ribeiro Freitas.

De acordo com o professor Freitas, a III Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional tem o objetivo de promover a discussão sobre certificação orgânica e temáticas relacionados a essa área, assim como possibilitar a troca de conhecimentos entre experiências que envolvam as diferentes modalidades de Certificação da Produção Orgânica e Agroecológica. “Também é importante para contribuir com o avanço e as demandas das iniciativas de transição agroecológica e certificação em curso no Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano”, afirma.

Este ano, a Semana foi organizada em dois encontros, realizados de forma remota em virtude da pandemia de Covid-19. O primeiro dia do evento ocorreu em 12 de novembro, com o apoio da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e promoveu o debate sobre Agroecologia nas Eleições Municipais de 2020 nos municípios do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano. Na ocasião, os participantes discutiram as demandas e pautas a serem promovidas e cobradas dos gestores públicos para a promoção da Agroecologia e o apoio à Agricultura Familiar nos municípios em que a Rede Territorial de Agroecologia atua.

“O primeiro debate teve como base uma ação promovida nacionalmente pela ANA, sendo orientado por pesquisa publicada em outubro deste ano intitulada ‘Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro’, na qual foram mapeadas mais de 700 políticas e programas municipais que apoiam a Agroecologia e a Agricultura Familiar, promovem a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no campo e na cidade de todo Brasil”, conta Freitas. A pesquisa está disponível no site da ANA.

A Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional está na sua terceira edição e a cada ano promove atividades diversas, com o intuito de divulgar e articular ações de promoção da Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos Territórios Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano. O evento conta com a participação e apoio de várias instituições, entre os quais Irpaa, Aprovasf, Centro Sabiá e Rede de Agroecologia Povos da Mata.