Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unicamp ministra palestra na Univasf sobre eletrificação veicular e geração de energias renováveis

publicado: 10/10/2023 16h07 última modificação: 10/10/2023 16h07

O Grupo de Fontes Alternativas de Energia do Vale do São Francisco (GFaleVale), vinculado ao Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove, nesta quarta-feira (11), palestra sobre “Pesquisas em eletrificação veicular e geração de energias renováveis: parcerias entre universidades e empresas”. O evento será realizado na sala 25, no bloco de salas de aula, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 16h. A palestra é direcionada a estudantes, docentes e a todos os interessados na temática.

O palestrante convidado é o professor Tárcio André dos Santos Barros, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Barros é egresso do curso de Engenharia Elétrica da Univasf, formado em 2010, e tem doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Com experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica de potência e acionamento de máquinas elétricas para veículos elétricos, Barros realiza pesquisas em geração de energias renováveis, energia eólica, solar, eletrônica industrial, sistemas de controles eletrônicos, modelagem de dispositivos eletromecânicos e instrumentação eletrônica e automação industrial. Atualmente, é coordenador técnico do programa nacional do Rota 2030 - Linha V Biocombustíveis, Propulsão alternativa à combustão e Segurança Veicular.

O professor Tárcio Barros está na Univasf durante esta semana, com o objetivo de estreitar laços entre as duas instituições de ensino e prospectar futuras parcerias para a realização de estudos e pesquisas. Hoje (10) pela manhã, os professores do Cenel Adeon Cecílio Pinto, líder do GFaleVale, e Eubis Machado, levaram Barros para uma visita técnica ao Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), onde os pesquisadores da Univasf desenvolvem estudos na área de energias renováveis. “Nossa expectativa é estabelecer um termo de cooperação técnica entre Univasf e Unicamp para o desenvolvimento de estudos nessa área”, adianta o professor Eubis Machado.