Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf é contemplado com bolsa do Programa Fulbright para desenvolver pesquisa nos Estados Unidos

publicado: 27/03/2024 16h55 última modificação: 27/03/2024 16h56

O docente do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Rodrigo Pereira Ramos foi contemplado com uma bolsa da Fulbright, programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América (EUA). Ramos foi um dos dez pesquisadores do Brasil aprovados na Chamada All Disciplines Scholar Award, destinada a pesquisadores membros de Instituições de Ensino Superior brasileiras interessados em conduzir atividades de pesquisa ou ensino em universidades dos EUA. A bolsa financiará a estadia do professor como pesquisador visitante junto à Michigan Technological University (MTU), na cidade de Houghton, no estado do Michigan.

O professor Rodrigo Ramos, que também é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) e lidera o grupo de pesquisa em Processamento de Sinais e Visão Computacional (SigProCV), ficará quatro meses na MTU, período de duração da bolsa. Ele desenvolverá um estudo que envolve inteligência artificial e sistemas de geração de energia. “O projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma ferramenta computacional baseada em inteligência artificial para detectar falhas em sistemas alternativos de geração de energia, tais como sistemas fotovoltaicos, eólicos e por bateria”, conta Ramos.

Esta aproximação com a MTU teve início com o projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Ferramentas Analíticas para Sistemas de Energia em Microrrede Baseadas em Algoritmos de Aprendizagem de Máquinas", financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse projeto permitiu a vinda de um professor da instituição americana à Univasf e, posteriormente, a ida do professor Ramos e dos também docentes do Cenel Joaquim Lima e Ricardo Prates para uma visita técnica-acadêmica no MTU, em 2023.

Ramos ressalta que esta nova experiência apoiada pela Fulbright irá contribuir tanto para sua carreira, enquanto pesquisador, quanto para o desenvolvimento científico da Univasf.  “Além da experiência acadêmica pessoal pela qual passarei, este projeto fomentará a consolidação desta linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa do qual faço parte, o SigProCV, permitindo aumentar a quantidade e qualidade das publicações científicas e tecnológicas. Também ajudará a consolidar a internacionalização da Univasf, por meio de uma provável oficialização de cooperação com a MTU”, afirma.