Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Reitor – 13 a 24/04/2026

Notícias

Semana do Reitor – 13 a 24/04/2026

publicado: 29/04/2026 14h18 última modificação: 29/04/2026 15h15

Reunião da RENE/Andifes

Na manhã da segunda-feira (13), o reitor da Univasf participou da reunião da Rede Nordeste (RENE) da Andifes, que ocorreu de forma remota. A reunião teve como principal objetivo discutir o andamento de ações da RENE com entidades e projetos parceiros, entre os quais a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Observatório, Capes Global, Brisanet e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Entre esses assuntos, o foco maior da reunião foi direcionado à parceria com a Codevasf. 

Lançamento da Barra Agroshow

O reitor Telio Leite esteve presente ao lançamento do evento Barra Agroshow, na manhã da quarta-feira (15), no Centro de Excelência em Fruticultura (CEF) do Senar, em Juazeiro (BA).  O lançamento teve a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra e da Barra Agroshow, Marco Caviola; do diretor do CEF, Murilo Alencar; dos presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Juazeiro e de Petrolina, Josival Barbosa e Jailson Lira, respectivamente; e do presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Guilherme Coelho. A Barra Agroshow – Feira de Agronegócio acontece na cidade de Barra, no oeste da Bahia, de 19 a 22 de agosto.

Reunião do Comitê de Governança

Na tarde da quarta-feira (15) e na manhã da sexta-feira (17), o reitor reuniu-se com membros do Comitê de Governança para tratar de algumas ações a serem implementadas nos próximos meses. Entre as ações discutidas destaca-se a apresentação do sistema de acompanhamento da gestão e a realização de um evento nos campi para dialogar com a comunidade acadêmica a respeito dos avanços já alcançados nos últimos anos e dos desafios estratégicos a serem enfrentados a partir da aprovação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univasf.

Reunião com Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias

Na manhã da quinta-feira (16), o reitor recebeu o diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão, Thiê Gomes, e o servidor da DACC Delcivan Carvalho. Durante o encontro, eles apresentaram ao reitor o projeto “Arte, Cultura e Educação no Campo”, a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os servidores também falaram sobre o diálogo iniciado com a Diretoria de Arte e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visando ao estabelecimento de um termo de cooperação técnica entre as duas Universidades na área da cultura.

Reunião da Comissão de Autonomia da Andifes

Na tarde da sexta-feira (17), o reitor Telio Leite participou da reunião da Comissão de Autonomia da Andifes, que ocorreu de forma remota. Durante a reunião, foi discutida uma proposta da Andifes para o texto do decreto que irá regulamentar a nova lei que trata da eleição de dirigentes das universidades federais.

Visita à Codevasf

Na quarta-feira (22) à tarde, o reitor Telio Leite e o coordenador de suporte às atividades agropecuárias do Campus Ciências Agrárias (CCA), Augusto Henryque Costa de Souza, estiveram na 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE). Eles foram recebidos pelo superintendente Edilázio Wanderley de Lima Filho e pelo chefe de gabinete Elijalma Augusto. Na visita, o reitor fez a entrega de um ofício ao superintendente, formalizando pedido de apoio da Codevasf às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no CCA, por meio da doação de equipamentos agrícolas. A 3ª Superintendência da Codevasf informou que o órgão, em articulação com parlamentares da bancada pernambucana, irá destinar, inicialmente, uma ensiladeira e carretas agrícolas à Univasf. Também está prevista a entrega de uma grade aradora, que já foi adquirida e está em fase final de disponibilização para a Universidade. Além disso, o superintendente informou que foi iniciado o diálogo com a bancada parlamentar de Pernambuco visando ao encaminhamento de emenda parlamentar para aquisição de um trator agrícola para a Univasf. Durante a reunião, também foi discutido o estabelecimento de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, visando à consolidação de uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento regional sustentável.

Participação no Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais e na Reunião Regional da SBNeC no Nordeste

Na manhã da quinta-feira (23), o reitor participou da solenidade de abertura de dois eventos, realizados no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro: o Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (WSCM26) e a Reunião Regional da Sociedade brasileira de neurociência e comportamento (SBNeC) no Nordeste. O WSCM26 foi realizado pelo PPGCM, sob a coordenação do professor Helinando Pequeno de Oliveira, em parceria com o Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Reunião da SBNeC foi organizada pela Liga Acadêmica de Pesquisa Científica em Saúde (Lapesq), sob a coordenação da professora Bruna Del Vechio Koike. Os dois eventos contaram com palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Mesa Permanente de Acompanhamento da Política de Regularização Quilombola

A vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira representou a Univasf na Mesa Permanente de Acompanhamento da Política de Regularização Quilombola, realizada na sexta-feira (24), no Território Quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueiro (PE). O encontro, promovido pela Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, reuniu órgãos públicos, movimentos sociais, universidades e demais instituições para fortalecer o diálogo sobre a regularização fundiária quilombola na região. Durante o evento, houve a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Incra e a Univasf, para uma parceria de apoio técnico às ações de regularização e titulação dos territórios quilombolas do Médio São Francisco. 

Reunião do Conuni

O reitor conduziu a reunião ordinária do Conselho Universitário (Conuni), realizada durante a tarde da sexta-feira (24). A sessão foi transmitida pela TV Caatinga e está disponível no seu canal no YouTube.

IX Abadácadêmico

Os compromissos da semana do reitor encerraram com sua participação no evento de boas-vindas do IX Abadácadêmico - 10 anos de transdisciplinaridade na capoeira, realizado na noite da sexta-feira (24), no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE). Também estiveram presentes à solenidade o coordenador do projeto, Sérgio Moreira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Álvaro Rego; e a diretora de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino, Virgínia Passos. O evento, cuja programação ocorreu até o domingo (26), contou com a presença de grandes nomes da capoeira, entre eles Mestre Camisa e Mestre Paulinho. 

registrado em: