Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf adota ensino híbrido e divulga Calendário Acadêmico da Graduação 2021

Univasf adota ensino híbrido e divulga Calendário Acadêmico da Graduação 2021

publicado: 30/09/2021 15h18 última modificação: 30/09/2021 15h18
Renata Freitas

Fachada do Campus Sede, em Petrolina (PE).

As atividades letivas da graduação na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante os períodos regulares de 2021.1 e 2021.2 ocorrerão no formato híbrido, combinando atividades remotas com atividades práticas presenciais. A Resolução Nº 10/2021, que regulamenta a modalidade de ensino a ser adotada pela Instituição ao longo do ano civil de 2022, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni), na reunião extraordinária realizada em 17 de setembro último. O documento também estabelece o Calendário Acadêmico da Graduação 2021.

O semestre 2021.1 terá início no dia 24 de novembro de 2021 e será concluído em 21 de abril de 2022. Já o período 2021.2 começará em 16 de maio de 2022 e será finalizado em 13 de setembro de 2022. No Calendário Acadêmico da Graduação 2021 constam, ainda, os prazos para matrículas, trancamentos de disciplinas, atividades dos Colegiados, entre outras ações executadas na Universidade. Todos os recessos acadêmicos e feriados previstos também estão listados no Calendário, que está disponível para acesso no Portal do Estudante.

Atividades híbridas - Os dois semestres letivos de 2021 serão divididos em duas partes, chamadas de módulos, sendo um módulo remoto e um módulo prático-presencial. Este último incluirá as disciplinas práticas ou que tiveram a carga horária prática separada da teórica sem adaptação ao ensino remoto e não foram ofertadas nos três semestres letivos de 2020. O módulo remoto estará em vigor durante todo o período letivo 2021.1, enquanto o módulo prático-presencial ocorrerá a partir de 24 de janeiro de 2022. No período letivo 2021.2, os dois módulos poderão ocorrer simultaneamente durante todo o semestre.

O pró-reitor de Ensino, Adelson Oliveira, explica que os colegiados acadêmicos irão planejar o funcionamento das atividades híbridas no âmbito de cada curso, observando as determinações previstas no Plano de Retomada das Atividades Presenciais, que estabelece as condições necessárias para o retorno seguro na Univasf, entre elas as condições epidemiológicas dos municípios onde estão os campi, com a manutenção de índices de incidência em queda constante e RT abaixo de 1, assim como a redução do número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI. “É importante frisar que o módulo prático-presencial só irá ocorrer se a Universidade estiver vivenciando as fases 3 ou 4 do Plano de Retomada de Atividades Presenciais”, reforça Oliveira.

A Resolução Nº 10/2021 determina que as atividades práticas e presenciais já autorizadas dos cursos de saúde podem funcionar normalmente tanto no módulo remoto quanto no módulo prático-presencial. Também estabelece que, enquanto durar a pandemia de Covid-19, as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as solenidades de colação de grau ocorrerão de forma remota, como vêm ocorrendo até agora.

O retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais na Univasf é regulamentado pelo Plano de Retomada das Atividades Presenciais e pelo Protocolo de Biossegurança, também já aprovados pelo Conuni. O Plano de Retomada de Atividades Presenciais está disponível para download neste link e o Protocolo de Biossegurança neste outro link.