Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará hoje (23) mesa virtual para discutir proposta de criação da APA Nascentes do Itapicuru na Bahia

publicado: 23/07/2020 14h37 última modificação: 23/07/2020 14h37
Renata Freitas

“A Conservação Ambiental na Serra da Jacobina e a proposta da APA Nascentes do Itapicuru” estará em discussão durante mesa virtual, que será realizada hoje (23), a partir das 16h. O debate acontecerá pelo canal do YouTube do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vinculado ao Colegiado de Geografia (CGEO), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento online é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (Gema), pelo CGEO e NEPST, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (CBHI) e a Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (Aspaff).

Participarão das discussões o presidente do CBHI e professor do CGEO, Gustavo Hees de Negreiros; o secretário Estadual de Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Silva; o deputado estadual Bobô (PCdoB-BA); o presidente da Aspaff, Richard Silva; o deputado estadual Marcelino Galo (PT-BA) e também o professor do CGEO Sirius Souza. Haverá emissão de certificado para todos os inscritos que acompanharem o evento. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf.

O evento visa discutir a criação de uma Unidade de Conservação (UC), do tipo Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do rio Itapicuru, no Norte do estado da Bahia. “A APA é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável para ordenar o desenvolvimento, focando na preservação do recurso hídrico água e na conservação do meio ambiente, que é muito diverso, singular e tem uma relevância ecológica muito grande”, explica o professor Gustavo Negreiros.

Mapa da Bacia do Itapicuru, elaborado por alunos de Geografia, disciplina de Cartografia Temática, turma 2019.2. Área de proposta da APA no destaque em verde.

Ele informa que a criação da APA vem sendo discutida em conjunto pelo governo do Estado da Bahia, o CBHI e as instituições de ensino e pesquisa, como Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e os Institutos Federais da Bahia (IFBA) e Baiano (IF Baiano), além da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Aspaff e outras entidades.

“O papel da Universidade é muito importante, porque toda UC precisa ter estudos de viabilidade técnica e ambiental e é justamente onde entra a atuação dos grupos de pesquisa, no caso da Univasf, Gema e NEPST, para discutir, propor e participar da construção dessa proposta”, ressalta Negreiros. A APA deverá englobar parte da área de dez munícipios, incluindo desde Miguel Calmon até Jaguarari, abrangendo toda a porção Norte da Serra do Piemonte Norte do Itapicuru, também chamada de Serra da Jacobina.