A Univasf e seus servidores: perfil do quadro profissional
Na presente seção, informações específicas sobre os dois segmentos profissionais da Universidade (docente e técnico-administrativo) serão brevemente apresentadas, destacando o dimensionamento dos atuais quadros de servidores e algumas de suas características de maior destaque. Em linhas gerais, o Gráfico 01, logo a seguir, destaca a evolução quantitativa dos números de profissionais na Univasf, entre os anos de 2004 e 2015.
Gráfico 01: evolução dos números de profissionais da Universidade (2004 – 2015)
Fonte: SGP
Segundo dados da SGP, cerca de 2/3 dos servidores na Univasf tem idade inferior a 41 anos e a quase totalidade apresenta situação funcional ativa, havendo apenas sete servidores na condição de aposentado(a) até o ano de 2015. Para uma consideração sobre os órgãos de lotação dos servidores, apresentam-se os gráficos que seguem, referentes à distribuição funcional das categorias docentes e técnico-administrativa (Gráficos 02 e 03).
Gráfico 02: distribuição dos profissionais docentes da Universidade, por colegiado acadêmico (2015)
Fonte: SGP
As atividades de ensino realizadas pela Univasf contam com um quadro permanente de docentes, regulamentado pelas diretrizes do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, conforme dispõe a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. De acordo com os dados levantados ao final do mês de abril/2017, a Universidade apresentava um total de 535 profissionais docentes, 86,4% dos quais com dedicação exclusiva à instituição, como apresenta o Quadro 19, a seguir. Desse total, destaque-se que 324 (ou 60,50%) são titulados em programas de doutorado e 166 (ou 31,02%) detinham título de mestre.
Quadro 19: Composição do quadro de profissionais docentes da Univasf (abril/2017)
Tabela 1: Composição do quadro de profissionais docentes da Univasf (março/2016). |
||||||||||
Regime |
Doutores |
% |
Mestres |
% |
Especialistas |
% |
Graduados |
% |
TOTAIS |
% |
DE |
316 |
97,5 |
138 |
83,1 |
8 |
18,6 |
0 |
0,0 |
462 |
86,4 |
40h |
6 |
1,9 |
7 |
4,2 |
4 |
9,3 |
1 |
50,0 |
18 |
3,4 |
20h |
2 |
0,6 |
21 |
12,7 |
31 |
72,1 |
1 |
50,0 |
55 |
10,3 |
Total |
324 |
100,0 |
166 |
100,0 |
43 |
100,0 |
2 |
100,0 |
535 |
100,0 |
Fonte: organizado a partir de informações fornecidas pela SGP/Univasf.
Cabe ressaltar que a constante participação dos docentes da Universidade em processos de capacitação tende a ampliar significativamente a proporção de mestres e, especialmente, de doutores, no quadro da instituição, pelos próximos anos. Nesse cenário, a Universidade apresenta um amplo potencial de desenvolvimento de novas frentes de atuação, no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como de melhoria constante das ações desenvolvidas junto à sociedade.
Em conformidade com a legislação vigente, a Univasf possui normas de avaliação do desempenho funcional dos profissionais docentes, estabelecidas mediantes a Resolução Nº 02/2013, do seu Conselho Universitário – Conuni.
As atividades universitárias são também desenvolvidas mediante a atuação administrativa de 353 Técnico-administrativos em Educação, cujo Plano de Carreira dos Cargos é estabelecido pela Lei Nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Do total mencionado, 88,96% são profissionais com escolaridade mínima de graduação, sendo 52,7% especialistas (cursos de pós-graduação lato sensu) e 12% apresentam título de mestrado (11,6%) ou de doutorado (0,57%), como se pode observar no Quadro 20.
Quadro 20: Composição do quadro de profissionais técnico-administrativos da Univasf
Nível de formação |
Quantidade de servidores |
% |
Ensino médio e/ou técnico |
39 |
11,04 |
Graduação |
85 |
24,0 |
Especialização |
186 |
52,7 |
Mestrado |
41 |
11,6 |
Doutorado |
2 |
0,57 |
TOTAL |
353 |
100,00 |
Fonte: organizado a partir de informações fornecidas pela SGP/Univasf.
Aqui também, no segmento técnico-administrativo, as políticas institucionais têm atuado para ampliar a qualidade dos serviços ofertados através da capacitação dos quadros atuantes. A participação de servidores diversos em cursos de pós-graduação stricto sensu, na Univasf e em outras Universidades, tende a fazer com que o percentual de servidores nos níveis mais elevados de escolaridade cresça significativamente nos próximos anos. Nesse sentido, parceria com a UFBA foi articulada em 2014, permitindo o investimento da Univasf na oferta de curso de Mestrado em Administração, que disponibilizou 17 vagas para profissionais técnicos-administrativos da Univasf.
É pertinente ressaltar que, além do processo de ampliação da formação dos servidores docentes e técnico-administrativos, a continuidade da expansão das atividades da Univasf em sua área de atuação carece adicionalmente do aumento quantitativo do seu número de profissionais. Por essa razão, o atendimento a essa necessidade, geralmente associado ao planejamento desenvolvido no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é crucial para o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos na parte inicial deste PDI.
Plano de expansão do corpo de servidores
O quantitativo de servidores para contemplar futuras expansões de vagas de servidores da Univasf segundo matrículas nos cursos de graduação presencial serão baseadas segundo cálculos de software do DIFES/SESU/MEC. Em que, o número de docentes é igual a carga horária do curso, dividido pelo número de semanas letivas no ano (34), dividido por hora aula docente na semana (10). A carga horária dos cursos será tomada por base no documento “Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura” publicado pelo SESu/MEC em abril de 2010. Quanto aos técnicos administrativos em educação (TAEs) será pleiteado junto ao MEC um técnico para cada 15 estudantes matriculados (60% classe “D” e 40% classe “E”).