Estrutura Organizacional
Compõe a estrutura organizacional do SIBI:
- Direção;
- Setor de Referência e Informação;
- Setor de Processo Técnico e Desenvolvimento do Acervo;
- Setor de Aquisição de Bens e Materiais Bibliográficos;
- Bibliotecas Setoriais.
Direção
Compete à Direção do SIBI:
- Administrar, representar e responder institucionalmente pelo órgão;
- Planejar e coordenar as atividades do SIBI e de aperfeiçoamento de pessoal;
- Delegar competências no âmbito do órgão;
- Manter o SIBI articulado com os demais órgãos da Universidade;
- Convocar e presidir as reuniões do SIBI;
- Elaborar relatórios sobre atividades e desempenho do SIBI;
- Cumprir e fazer cumprir o Regulamento do SIBI.
Setor de Referência e Informação
Compete ao Setor de Referência e Informação do SIBI:
- Promover treinamentos para capacitar usuários quanto à utilização do catálogo online da Univasf e de recursos de informação externos e visitas orientadas;
- Realizar levantamentos bibliográficos e auxílio à pesquisa;
- Atualizar o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Univasf de acordo com a ABNT;
- Elaborar materiais informativos e orientar os usuários na utilização dos recursos informacionais das Bibliotecas;
- Zelar pelo cumprimento das normas relativas à circulação de materiais;
- Realizar intercâmbio com entidades afins para cooperação;
- Promover marketing da Biblioteca.
Setor de Processo Técnico e Desenvolvimento do Acervo
Compõe o Setor de Processo Técnico e Desenvolvimento do Acervo do SIBI e suas respectivas competências:
1. Seção de Representação Descritiva e Temática
- catalogar, classificar e indexar material bibliográfico para inclusão no catálogo do sistema de bibliotecas;
- estabelecer padrões de qualidade para a adoção aos programas de catalogação cooperativa;
- zelar pela exclusão e transferência de registros duplicados na base de dados (editoras, assuntos, autores, lugar de publicação, etc.);
- padronizar autoridades (assuntos, autores, instituições, eventos e títulos uniformes/séries seguindo padrões internacionais);
- elaborar ficha catalográfica dos trabalhos acadêmicos produzidos na Univasf;
- supervisionar a inclusão dos registros de materiais de informações no catálogo do sistema de bibliotecas;
- Fazer levantamento e aquisição de materiais necessários à preparação das obras para guarda no acervo.
2. Seção de Seleção e Aquisição de Materiais
- orientar as decisões quanto a seleção, aquisição, descarte e remanejamento de materiais de acordo com as diretrizes da Política de Desenvolvimento de Acervo do SIBI;
- propor a realização de acordos, convênios e programas, objetivando promover o intercâmbio técnico com entidades congêneres;
- receber pedidos, verificar a sua existência nas coleções e organizá-los a fim de encaminhá-los ao Setor de Aquisição de Bens e Matérias Bibliográficos;
- organizar e manter atualizado os registros referentes a encomendas e compras;
- Acompanhar os processos de aquisição por compra, doação, permuta e o desbastamento da coleção.
3. Seção de Conservação e Restauração
- coordenar as atividades de conservação e restauração de recursos informacionais;
- elaborar planos para conservação, reparação, restauração e encadernação do material documental danificado;
- orientar a desinfecção periódica das coleções, em colaboração com a zeladoria;
- promover oficinas para aperfeiçoamento das técnicas de conservação e restauração.
Setor de Aquisição de Bens e Matérias Bibliográficos
Compete ao Setor de Aquisição de Bens e Matérias Bibliográficos:
- Gerenciar a aquisição de bens e produtos junto aos setores institucionais nas diferentes modalidades de compra;
- Elaborar termos de referência para aquisição de bens e produtos;
- Operacionalizar a aquisição de material bibliográfico de acordo com o orçamento disponibilizado pela instituição;
- Contatar fornecedores para cotação do material bibliográfico solicitado;
- Fiscalização, recebimento e conferência do material bibliográfico adquirido;
- Elaborar boletim informativo para divulgação de novas aquisições.
Bibliotecas setoriais
Compete às Bibliotecas Setoriais do SIBI:
- Administrar e representar institucionalmente a biblioteca setorial;
- Planejar e coordenar atividades e recursos humanos nas bibliotecas setoriais;
- Realizar atividades de processo técnico, referência e informação nas bibliotecas setoriais;
- Fazer previsão dos materiais, mobiliários e demais recursos necessários à organização física e prestação dos serviços nas bibliotecas setoriais;
- Cooperar com programas e projetos estabelecidos pelo SIBI.
