Você está aqui: Página Inicial > Informação ao Usuário > Trabalhos acadêmicos

Trabalhos acadêmicos

publicado 01/04/2016 11h39, última modificação 19/07/2023 13h12

Depósito de TCC

Os Trabalhos Acadêmicos devem estar de acordo com as normas do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e conter, obrigatoriamente, a Ficha Catalográfica (exceto trabalhos acadêmicos elaborados em formato de artigo) e o Termo de Autorização de Disponibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso assinado pelo discente e pelo orientador. Na folha de aprovação, devem constar as assinaturas dos membros da banca examinadora.

ACESSE AQUI: Termo de Autorização de Disponibilidade de TCC

Com o propósito de garantir um serviço mais ágil e eficiente para a comunidade acadêmica, o depósito de Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCC) de Graduação e Pós-graduação da Univasf deverá ser realizado no Sistema Pergamum, por meio da funcionalidade “Postagem de Trabalhos”.

O serviço “Postagem de Trabalhos” permite que o discente envie diretamente à biblioteca de seu campus, de forma on-line, o arquivo finalizado dos TCCs (monografias, teses e dissertações, nos modelos tradicional ou artigo, em formato digital), bem como o Termo de Autorização de Disponibilidade e demais recursos e produtos associados à pesquisa.

Para utilizar o serviço, é necessário que o discente esteja com o seu cadastro ativo na biblioteca. Caso o usuário não possua cadastro no Sistema Pergamum, orienta-se que seja solicitada a criação de um perfil de usuário à biblioteca de seu campus.

Para realizar o depósito, siga as instruções do Manual de Depósito de TCC abaixo:

Manual de depósito de TCC

Link para vídeo treinamento do depósito de TCC: https://www.youtube.com/watch?v=Db95Dtalh_I

Para o depósito de TCC em formato de artigo nas bibliotecas, o SIBI/Univasf estabelece a seguinte forma de apresentação:

ESTRUTURA PARA TCC EM FORMATO DE ARTIGO

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa

Folha de Rosto

Folha, ata ou parecer de aprovação

ELEMENTOS TEXTUAIS

Após os elementos pré-textuais, deverá constar o artigo conforme elaborado pelo autor. A estruturação e conteúdo do artigo são de responsabilidade dos autores e poderão ser apresentados segundo:

• Estrutura exigida pelo periódico científico onde o artigo será publicado, tendências da área de atuação ou do país de publicação;
  • Estrutura determinada pelos colegiados acadêmicos dos cursos/orientador;
  • Estrutura apresentada pela ABNT 6022:2018 Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação.

Modelo da Apresentação de Artigo para depósito na biblioteca

OBS.: PARA TRABALHOS EM FORMATO DE ARTIGO NÃO SERÃO ELABORADAS AS FICHAS CATALOGRÁFICAS

• TCC em outros formatos:

Para o depósito nas bibliotecas de TCC em outros formatos diferente de monografia, tese, dissertação e artigo, a saber: relatórios, projetos, manuais, materiais didáticos, patentes, produtos, etc., o SIBI/Univasf estabelece as seguintes orientações:

O trabalho escrito deverá apresentar elementos pré-textuais obrigatórios, seguido do trabalho completo conforme elaborado pelo autor, na seguinte estrutura:

• Disponibilização Digital de TCCs

ESTRUTURA PARA TCC EM OUTROS FORMATOS

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa

Folha de Rosto

Folha, ata ou parecer de aprovação

ELEMENTOS TEXTUAIS

Após os elementos pré-textuais, deverá constar o trabalho conforme elaborado pelo autor.

O Sistema Integrado de Bibliotecas informa a todos que os Trabalhos Acadêmicos produzidos pelos estudantes da graduação e pós­-graduação da Univasf estão sendo disponibilizados em texto integral no catálogo do Sistema Pergamum, disponível em: https://biblioteca.univasf.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php.

Sendo assim, qualquer usuário que desejar consultar os Trabalhos Acadêmicos produzidos na Univasf, poderá acessar o conteúdo completo do documento de qualquer lugar com acesso a Internet.