Você está aqui: Página Inicial > Informação ao Usuário > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

publicado 06/04/2016 16h50, última modificação 03/05/2023 16h02

 

Univasf.png
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF – SIBI

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Como realizar cadastro na biblioteca?

Para realizar o cadastro, o usuário deve apresentar: Nome completo, CPF, e-mail, documento de identificação e um comprovante de vínculo com a universidade (histórico, comprovante de matrícula).

 

Como alterar minha senha no sistema da biblioteca?

Para mudança de senha o usuário poderá se dirigir ao balcão de atendimento da Biblioteca de seu campus e solicitar a alteração da senha OU realizar esse procedimento de forma independente, seguindo os seguintes passos:

  1. Acessar por meio de login e senha, mesmos cadastrados na biblioteca, o espaço “Meu Pergamum
  2. Clicar na opção "Alteração de senha"

 

 Como consultar meu histórico de empréstimos no Sistema de Bibliotecas?

  1. Acessar por meio de login e senha, mesmos cadastrados na biblioteca, o espaço “Meu Pergamum
  2. Clicar na aba Empréstimo / Histórico usuário
  3. Digitar a data com o período que se deseja consultar, clicar em “mostrar”’.

 

Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da UNIVASF?

Não. O aluno perdendo o Vínculo com a Instituição não poderá mais retirar materiais informacionais para realização de empréstimo. Ficando possível apenas consultar as obras dentro da Unidade Informacional.

 

Como faço para identificar no Pergamum em que local a obra encontra-se disponível?

Para consultar a localização e disponibilidade da obra no acervo é necessário acessar o catálogo online: http://www.biblioteca.univasf.edu.br/biblioteca/index.php pesquisar o título desejado, clicar em “exemplar” para verificar se há exemplares disponíveis,  anotar o “número de chamada” e ir para as estantes fazer a busca.

 

Posso emprestar minha senha para um colega retirar material bibliográfico?

Visando a segurança do usuário, o SIBI orienta que cada usuário mantenha a sua senha em sigilo.

 

Posso realizar empréstimo em qualquer unidade?

Sim. Os usuários cadastrados no sistema poderão pegar material emprestado em qualquer biblioteca do SIBI, porém a devolução deverá ser feita na mesma biblioteca onde o material foi retirado.

 

Posso renovar um empréstimo de um item cuja devolução está atrasada?

Não. Materiais com data de devolução em atraso não poderão ser renovados, o usuário deve realizar a devolução para, após prazo de suspensão,  proceder a um novo empréstimo.

 

Posso reservar um livro que está disponível na estante?

Não. A reserva é permitida apenas para obras que não estão disponíveis no acervo para empréstimo normal.

 

Como consultar o acervo das bibliotecas?

O usuários podem consultar o catálogo das bibliotecas através do sistema Pergamum, disponível em: https://biblioteca.univasf.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php

 

Qual o procedimento para retirar o nada consta?

Para solicitação de Declaração de Isenção de Débito (nada consta):

Caso o usuário tenha cadastro no Sistema Pergamum, acesse o site do SIBI http://portais.univasf.edu.br/sibi, clique na aba "Renovação-Reserva - Emissão de nada consta" e faça o login com seu CPF e senha cadastrados no sistema. Caso ocorra algum erro, verificar bloqueios de pop-up na página. Após o login, na página do seu perfil no Pergamum, acesse a aba "empréstimo - solicitação de nada consta" e realize a emissão. 

Vídeo com instrução para emissão de nada consta - https://www.youtube.com/watch?v=iLDxNersLDQ

Caso não tenha cadastro no Sistema Pergamum ou tenha problemas no procedimento, envie e-mail para a biblioteca de seu campus, com nome completo e CPF, solicitando emissão da declaração. 

 

Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade? 

Nos casos de extravio, perda ou danos ao material informacional emprestado, o usuário deverá repor à biblioteca outro exemplar semelhante ao extraviado e/ou danificado. Em se tratando de material ou edição esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de valor equivalente segundo critérios elencados da Política de Desenvolvimento de Acervo.

 

Mesmo não sendo aluno, posso retirar livros nas bibliotecas da UNIVASF?

 Não. Nesse caso, é permitido apenas o acesso às obras dentro da Biblioteca para realização de consultas.

 

Posso devolver as obras emprestadas em qualquer biblioteca da UNIVASF?

 Não. A devolução deverá ser feita na biblioteca onde a obra foi retirada.

 

Posso entrar com mochila nas bibliotecas da UNIVASF?

Ao entrar nas bibliotecas, o discente deve guardar bolsas, mochilas, pastas, sacolas, pacotes, capa case, fichário, classificador e similares nos guarda-volumes.